Primeira biblioteca digital é inaugurada nos EUA

Para poder utilizar todos os recursos da Bexar BiblioTech, basta ser morador da cidade de San Antonio e se cadastrar gratuitamente

por Nathália Guimarães qua, 08/01/2014 - 10:07

Uma biblioteca sem livros, estantes e um sistema de busca por artigos pode parecer um cenário impossível, mas já é real no Texas, Estados Unidos. A cidade de San Antonio, no Condado de Bexar Country, foi a primeira do mundo a ter este tipo de empreendimento totalmente digital. Na Bexar BiblioTech não existem volumes físicos, apenas e-books e para visualizar o acervo, basta acessar a internet de casa.

Em vez de corredores de livros, o espaço de 4.989 m² é ocupado por computadores e gadgets. São cerca de 10 mil títulos digitais cadastrados que podem ser consultados através de 600 e-readers, 48 Macs, 10 laptops e 40 tablets.

Os leitores podem ser emprestados por duas semanas e eles já vão carregados com as obras escolhidas. Caso não sejam devolvidos no prazo, o usuário recebe multa diária de US$ 1 até o 14º dia. A partir de então, o aparelho é dado como perdido e a pena de US$ 150 é adicionada. Quem possui seu próprio gadget também pode baixar o conteúdo de casa.

Além disso, os visitantes ainda têm acesso a aulas de computação e salas de estudo. Para poder utilizar todos os recursos da Bexar BiblioTech, basta ser morador da cidade e se cadastrar gratuitamente. Mas esta biblioteca não está totalmente livre de papel. Quem quiser imprimir algum antigo, por exemplo, poderá fazê-lo, contudo, será necessário pagar uma taxa por isto.

COMENTÁRIOS dos leitores