Samsung é denunciada por violar direitos trabalhistas

Organizações denunciam o uso de benzeno e metanol nas fábricas, além da exploração de crianças e o excesso de horas de trabalho

por Nathália Guimarães qui, 11/01/2018 - 15:05
YONHAP/AFP Dois grupos de direitos humanos franceses apresentaram uma ação judicial contra a gigante da eletrônica Samsung YONHAP/AFP

Dois grupos de direitos humanos franceses apresentaram uma ação judicial contra a gigante da eletrônica Samsung, acusando a empresa de propaganda enganosa por causa de supostos abusos trabalhistas em fábricas na China e na Coreia do Sul.

O processo arquivado no tribunal de Paris pelos grupos Sherpa e Peuples Solidaires-ActionAid France acusa a Samsung de práticas comerciais enganosas, com base em documentos da ONG China Labor Watch, que se infiltrou secretamente nas fábricas para investigar as condições de trabalho de algumas das empresas mais conhecidas do mundo.

As organizações denunciam o uso de benzeno e metanol nas fábricas, a exploração de crianças e o excesso de horas de trabalho. Os grupos argumentam que os consumidores franceses foram enganados pelas promessas de tratamento ético da Samsung sobre os funcionários.

Na Coreia do Sul, onde a Samsung é um ícone nacional, os tribunais recentemente começaram a se pronunciar em favor de trabalhadores que ficaram doentes por conta de produtos químicos usados no processo de fabricação. Muitos deles buscaram compensação ou ajuda financeira do governo ou da Samsung.

LeiaJá também

--> Samsung desbloqueará chips de rádio FM em seus smartphones

COMENTÁRIOS dos leitores