Pesquisadores criam peixe robótico que vigia os oceanos

Robô é tão parecido com um peixe real que os animais marinhos nem parecem perceber sua presença

por Nathália Guimarães qui, 22/03/2018 - 13:03
Reprodução Robô usa câmaras infláveis ​​em sua cauda que imitam o movimento da cauda de um peixe real Reprodução

Pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) desenvolveram um peixe robótico que pode dar aos cientistas um vislumbre pessoal e próximo da vida marinha, sem muitos dos riscos tipicamente associados à observação do oceano. O equipamento, chamado SoFi, é tão parecido com um peixe real que os animais nem parecem perceber sua presença.

Como o MIT News descreve, o robô usa câmaras infláveis ​​em sua cauda que imitam o movimento da cauda de um peixe real. Este sistema flexível pode ser ajustado rapidamente para alterar a velocidade do equipamento e ajudar nas manobras.

Toda a metade traseira do peixe é feita de borracha de silicone e plástico flexível, e várias partes são impressas em 3D, incluindo a cabeça, que contém todos os componentes eletrônicos. Para reduzir a possibilidade de vazamento de água no maquinário, a equipe encheu a cabeça dele com uma pequena quantidade de óleo para bebês.

Em seus testes, os pesquisadores dizem que a vida aquática não parece incomodada pelo robô, o que contrasta com muitos sistemas de câmeras subaquáticas que os cientistas usam para observação. Diminuir o estresse sobre os animais é de suma importância, segundo o MIT.

A equipe do MIT agora está trabalhando em várias melhorias no SoFi. Os pesquisadores planejam aumentar a velocidade do peixe robótico melhorando o sistema de bombeamento e aprimorando o design de seu corpo e cauda. Eles dizem que podem usar uma câmera para permitir que ele siga automaticamente os animais marinhos.

LeiaJá também

--> Robô cozinheiro é demitido no primeiro dia de trabalho

COMENTÁRIOS dos leitores