Governo estuda colocar classificação indicativa no YouTube

Sistema de classificação indicativa já é usado em jogos eletrônicos, programas de TV e cinema

por Nathália Guimarães qua, 25/04/2018 - 10:16
Chico Peixoto/LeiaJáImagens/Arquivo YouTube diz que é preciso ter mais de 13 anos para criar uma conta no serviço Chico Peixoto/LeiaJáImagens/Arquivo

"Não recomendado para menores de 10 anos". Em breve, você poderá dar de cara com um aviso deste tipo ao tentar assistir um vídeo no YouTube. Isso porque o Ministério da Justiça (MJ) e a Procuradoria Geral dos Direitos do Cidadão (PFDC) estão estudando a possibilidade de colocar classificação indicativa em conteúdos exibidos no site.

Segundo informa o jornal O Globo, a discussão visa atualizar a política em relação ao tema no país. Atualmente, os conteúdos exibidos na internet seguem sem qualquer tipo indicação de faixa etária recomendada. A ideia é levar a sociedade civil a se informar sobre o tema a partir do debate para que então uma atualização da lei seja proposta.

O sistema de classificação indicativa é um serviço de informação à população, cabendo aos responsáveis pelas crianças e adolescentes a decisão final quanto ao acesso aos programas de TV (aberta e por assinatura), cinema, vídeos em DVD, jogos eletrônicos e aplicativos, jogos de RPG e vídeo por demanda. O YouTube diz que é preciso ter mais de 13 anos para criar uma conta no serviço.

LeiaJá também

-->  YouTube remove 8,3 milhões de vídeos inapropriados

COMENTÁRIOS dos leitores