Aumento do acesso à internet cai drasticamente em 10 anos

Dados mostram que o crescimento do acesso global à internet caiu de 19% em 2007 para menos de 6% no ano passado

por Nathália Guimarães sex, 19/10/2018 - 11:02
Presidencia da República/Ricardo Stuckert Presidencia da República/Ricardo Stuckert

O crescimento do acesso à internet em todo o mundo diminuiu drasticamente, de acordo com novos dados, sugerindo que a revolução digital continuará sendo um sonho distante para bilhões das pessoas mais pobres e isoladas do planeta. A desaceleração é descrita em uma análise da Organização das Nações Unidas (ONU), que será publicada no próximo mês.

Os dados, obtidos com exclusividade pelo jornal britânico The Guardian, mostram que o crescimento do acesso global à internet caiu de 19% em 2007 para menos de 6% no ano passado. Em 2014, a ONU previu que metade do mundo estaria online até 2017, mas a desaceleração significa que a meta não será alcançada até maio de 2019.

A ONU define como conectada uma pessoa que usou a internet a partir de qualquer dispositivo em qualquer local pelo menos uma vez nos últimos três meses. Se as taxas de crescimento tivessem se mantido estáveis perto da média de 11% de 2005 a 2017, mais de meio bilhão de indivíduos adicionais estariam agora online.

Dos 3,8 bilhões que permanecem desconectados, uma proporção alarmante é de mulheres. Para a Unesco, que é a agência da ONU para a educação, a atual revolução tecnológica precisa alcançar todas as pessoas, para evitar a exclusão pela falta de acesso ao conhecimento.

Vários estudos encontraram evidências de que o acesso à internet impulsiona o crescimento econômico. Um relatório de 2012 da Universidade da Califórnia, nos EUA, ligou um aumento de 10% no acesso à banda larga a um crescimento de 1,35% no PIB nos países em desenvolvimento.

LeiaJá também

-->  Brasil é campeão em chamadas de spam na América Latina

COMENTÁRIOS dos leitores