Aplicativos de selfies roubavam fotos dos usuários

Empresa de segurança encontrou 29 aplicativos que tiveram milhões de instalações na Google Play

por Nathália Guimarães seg, 04/02/2019 - 10:51
Pexels Google baniu dezenas de aplicativos populares de fotos Pexels

O Google removeu dezenas de aplicativos populares de fotos destinados a prejudicar seus usuários. A empresa de segurança Trend Micro descobriu 29 aplicativos maliciosos que foram listados na loja oficial do Android, todos anunciados como serviços que prometiam embelezar as selfies tiradas com o telefone.

Segundo a Trend Micro, alguns dos aplicativos carregavam um anúncio em tela cheia com conteúdo fraudulento ou pornográfico toda vez que o usuário desbloqueava seu dispositivo. Outros programas encaminhavam as vítimas para sites de phishing que tentavam roubar suas informações pessoais.

A Trend Micro ressalta que até mesmo o conteúdo promovido por esses aplicativos, como a ponografia, era uma farsa. Em sua investigação, os analistas de segurança da empresa pagaram por um player de vídeo adulto oferecido pelos aplicativos, que não reproduzia nenhuma imagem.

Outro lote de aplicativos foi ainda mais longe. Alguns deles estavam realmente roubando as fotos dos usuários para serem usadas em outras atividades maliciosas, como na criação de contas falsas em redes sociais. Após serem executados, os programas utilizavam uma técnica que escondia o ícone do aplicativo para dificultar sua desinstalação.

No total, os 29 aplicativos maliciosos foram baixados mais de 4 milhões de vezes. Apenas três dos programas representaram mais de 3 milhões dos downloads. Segundo a Trend Micro, o Google já removeu esses aplicativos da Play Store. No entanto, usuários ainda precisam tomar cuidado ao fazer downloads na loja oficial do Google.

LeiaJá também

--> Deixar o Facebook por 1 mês traz melhorias na saúde mental, diz pesquisa

COMENTÁRIOS dos leitores