Instagram cria rede de apoio para pessoas com depressão

Ao utilizar hashtags gatilhos, o aplicativo oferece ajuda

por Lídia Dias ter, 19/03/2019 - 12:07

Considerada uma das maiores redes sociais do mundo, o Instagram fez uma atualização incomum recentemente. A partir de agora, os usuários que sofrem algum tipo de transtorno psicológico poderão recorrer ao aplicativo.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) a depressão acomete cerca de 322 milhões de pessoas no mundo e a ansiedade 264 milhões (dados referentes a 2015), sendo o Brasil o recordista de pessoas que sofrem de ansiedade. Para completar, uma pesquisa realizada pela Royal Society for Public Health, uma instituição de saúde do Reino Unido, apontou que o Instagram é a rede social mais nociva à saúde mental dos jovens.

Para amenizar os impactos, a plataforma está disponibilizando uma rede de apoio para as pessoas que sofrem de depressão e ansiedade. Para usar o serviço, as palavras #ansiedade ou #depressão deve ser escritas na aba ‘explorar’ do aplicativo.

Após usar as hashtags gatilhos, uma página perguntando se o usuário precisa de ajuda aparece na tela; ao aceitar, o internauta é redirecionado para uma página onde três opções são disponibilizadas.

Ao escolher “Fale com um amigo”, surge um conselho de uma conversa com alguém com quem o usuário possa contar. Ao clicar em “Falar com um voluntário da linha de apoio”, o Instagram disponibiliza os contatos do Centro de Valorização da Vida, centro especializado em fornecer apoio emocional gratuito. Já na última opção, “Receba dicas e apoio”, são fornecidas sugestões de atividades que ajudam a acalmar a mente e o coração.

COMENTÁRIOS dos leitores