Lista: 5 aplicativos para usar na versão Lite

Aplicativos estão investindo em versões mais 'magrinhas' para conquistar usuários com pouca memória

por Katarina Bandeira sex, 12/07/2019 - 13:36
Pixabay Versões Lite são criadas para ocupar menos espaço nos telefones dos usuários Pixabay

Com o passar dos anos e o aumento das tecnologias, assim como da memória dos smartphones, os aplicativos e gadgets começaram a ficar cada vez mais “pesados”. Seja porque oferecem mais recursos ou melhorias de desempenho, a verdade é que muitas das principais ferramentas tecnológicas usadas no dia a dia ou ocupam muita memória ou custam uma fatia generosa do nosso pagamento. 

Para tentar amenizar gastos e espaços ocupados nos aparelhos de seus clientes, algumas empresas estão investindo em versões “Lite” para seus produtos. São opções bem parecidas com as originais, mas que possuem menos recursos e - consequentemente - ocupam menos espaço nos aparelhos. Um exemplo, foi a versão Lite para o principal console da  Nintendo, o Switch, anunciada essa semana e que deve chegar ao mercado custando menos que seu parente mais robusto. 

Porém, a grande maioria das versões Lite estão nas soluções para mobile. Se você está sofrendo para encontrar um lugar no seu smartphone para tantos aplicativos pesados, fizemos uma lista com algumas opções mais “magrinhas” para o seu cotidiano. Confira: 

Facebook Lite

A versão menor da principal rede social de Mark Zuckerberg tem diversos pontos positivos. É rapidamente instalada por ser menor e mais leve, consome menos espaço de armazenamento, carrega publicações mais rapidamente, usa menos dados móveis e funciona até mesmo em celulares que usam redes 2G ou sistema Android mais antigo. 

Messenger Lite

Outra ferramenta da empresa de Zuckerberg é o Messenger Lite, que tem praticamente toda as funções do app padrão, só que reunidos em um serviço mais leve. É possível entrar em contato com qualquer pessoa no Messenger, Facebook ou Facebook Lite,  ver quando os contatos estão online, enviar mensagens individualmente ou em grupos, enviar fotos, links e muito mais. 

Spotify Lite

A versão mais magrinha do aplicativo de música vem com quase todas as funcionalidades da versão mais robusta. É possível pesquisar e reproduzir as suas músicas favoritas, salvá-las, compartilhar com outras plataformas, ouvir playlists, entre outros recursos. Tudo isso consumindo menos do pacote de dados, com uma opção para estabelecer limites de uso da rede.

Tinder Lite

Para os solteiros de plantão a versão menorzinha do App será disponibilizada apenas para o sistema Android e deve chegar ao Brasil no final do ano. A empresa garante que a versão Lite requer 25x menos espaço e reduz em cerca de 20% do consumo de dados. Só não vale usar a pouca memória para esquecer o nome do crush.

Uber Lite

Depois de conversar, ouvir música e até paquerar de forma mais leve, por que não se locomover? A Uber, empresa de transporte particular, também tem seu próprio aplicativo Lite. É possível ver informações sobre o motorista como o nome, foto e os dados de contato, informações do carro, entre outros. Porém, por ser uma versão com menos recursos, a possibilidade de adicionar paradas ou entrar em contato com o motorista via chat, não estão disponíveis nessa versão.

COMENTÁRIOS dos leitores