YouTube lança 'Short' para competir com Reels e Tik Tok

Novidade vai chegar primeiro na Índia, onde usuários de Android poderão testar a versão beta

por Katarina Bandeira seg, 14/09/2020 - 16:43
Freepik Recurso usa mesmas ferramentas de Reels e Tik Tok e tenta atrair usuários pela visibilidade da plataforma Freepik

Parece que os vídeos curtos são realmente uma tendência nas redes sociais. Quem também está tentando atrair criadores de conteúdo que se sentem mais confortáveis com o formato é o YouTube. A plataforma anunciou, nesta segunda-feira (14), a chegada do Shorts, que segue a mesma regra de seus principais concorrentes - Reels e Tik Tok - possibilitando aos usuários criar vídeos de até 15 segundos.

De acordo com a empresa, a novidade vai chegar primeiro na Índia,  onde será lançada uma versão beta. "Esta é uma versão inicial do produto, mas estamos lançando agora para trazer você - nossa comunidade global de usuários, criadores e artistas - em nossa jornada conosco enquanto construímos e melhoramos Shorts", disse o comunicado da empresa. O recurso deve ser expandido para mais países nos próximos meses, de acordo com os feedbacks da comunidade. 

Apesar disso, o YouTube, revelou o que se pode esperar deste novo recurso, que traz ferramentas simples e semelhantes de criação. Há a possibilidade de usar a câmera para gravar vários clipes de vídeo e transformá-los em um só, músicas da biblioteca do YouTube, controles de velocidade e um cronômetro e um contador para ajudar a gravar com as mãos livres.

O grande diferencial aqui é que, para ajudar a popularizar o recurso, o Google colocou um novo local de destaque para o ícone de criação em aparelhos Android, que deve expandir para os dispositivos iOS, em breve. Além disso, será adicionada uma linha na página inicial do YouTube especialmente para os vídeos curtos, em que o usuário pode deslizar verticalmente de um vídeo para o próximo e descobrir outros vídeos semelhantes. 

O YouTube tenta atrair o usuário não pela novidade, mas pelo alcance que os vídeos podem ter, ao frisar que todos os meses cerca de 2 bilhões de espectadores acessam a plataforma para consumir conteúdo. 

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