Gmail completa 18 anos como e-mail público

Um dos primeiros produtos do Google sem relação direta com as buscar, até 2004 e-mail foi de uso exclusivo de funcionários da empresa

por sab, 02/04/2022 - 00:10
Flickr/ Stock Catalog Flickr/ Stock Catalog

Nesta sexta-feira (1), completa 18 anos que o Google anunciou que o Gmail se tornaria público, não apenas para os funcionários da empresa. O Gmail é um dos primeiros produtos do Google sem relação direta com as procuras. Apesar do lançamento oficial ter sido em 2004, a história do Gmail começa alguns anos antes. A escolha da data levantou rumores pela Internet, pois achavam que era uma notícia falsa. 

Em 2001, o engenheiro Paul Buchheit, tinha experiência na criação de serviços de webmails pois trabalhava na área. Começou a desenvolver um serviço para ser usado, internamente entre os funcionários do Google. Buchheit foi o responsável pelo desenvolvimento básico do e-mail e da inclusão de tecnologias avançadas, como o AJAX, uma forma de aplicar Javascript que dava velocidade ao Gmail. 

Ele observou os principais nomes do mercado, na época era o Yahoo! Mail e Hotmail – que deu lugar do Outlook - e listou as principais dificuldades deles: a interface confusa e lenta, uso de linguagens desatualizadas e falta de espaço para armazenamento das mensagens, o que obrigava os usuários a terem que apagar e-mails antigos ao atingir o limite de espaço oferecido pelos serviços.  

O Google não esperava com a infraestrutura para abrir o Gmail a todos. Por isso, a decisão inicial foi apresentar o serviço para mil pessoas, cuja presença na tecnologia era considerada relevante. Esses mil clientes foram convidados a criar conta no Google. Depois, a empresa permitiu a essas pessoas convidarem seus familiares e amigos para a plataforma.  

Assim, no dia 1 de abril de 2004, o Google lançou oficialmente o Gmail. O sucesso foi imediato e o Google não demorou muito para se tornar o serviço de e-mail mais usado do mundo. Hoje em dia, o Gmail é a porta de entrada para o mundo de Android, por exemplo.  

Por Camily Maciel

COMENTÁRIOS dos leitores