Saiba dar respostas inteligentes nas entrevistas seletivas

Durante uma entrevista de emprego, o selecionador procura identificar os pontos positivos e negativos do candidato

por Juan Gouveia dom, 17/06/2018 - 10:01
Pixabay Entrevista de emprego é um momento muito importante nas seleções Pixabay

“Quais são suas pretensões na empresa?”, “Você poderia se definir?”, “Quais são seus pontos positivo? E os negativos?”. Se você participou de alguma entrevista para vaga de emprego, já deve ter escutado uma dessas perguntas durante o processo. Essa fase é considerada decisiva na hora da contratação. Ter uma boa postura e performance na hora de responder os questionamentos pode contribuir para a conquista da vaga.

Durante um processo seletivo para a função de atendente de telemarketing, o estudante Arthur Barros, 28 anos, foi questionado com perguntas similares. “Fui questionado sobre qual animal seria, me pediram para me definir e pontuar os pontos negativos de minha personalidade, além dos positivos”, diz. Segundo ele, em outras entrevistas foram feitas perguntas semelhantes.

A entrevista é a etapa em que o candidato será analisado pela empresa. “É o momento de expandir a compreensão dos dados fornecidos pelo currículo do candidato. Nesta fase, é feita uma leitura do dito e do não dito, das expressões, dos movimentos corporais e das atitudes frente às questões expostas durante a entrevista”, explica o consultor de carreiras Alexandre Nunes. Os questionamentos são sempre formulados visando uma melhor compreensão do perfil do candidato.

“É preciso verificar se o candidato se adequa às exigências da empresa. Se ele desenvolve as competências necessárias para o cargo. Conseguimos identificar isso através das perguntas realizadas”, pontua Flávia Oliveira, consultora organizacional da Áurea Recursos Humanos. 

As questões que solicitam do candidato uma autodefinição sobre pontos positivos e negativos são consideradas uma "casca de banana". Antônio Alencar, 35 anos, ficou confuso na hora de responder os questionamentos. “Não queria me gabar, nem muito menos me mostrar fraco e despreparado para o cargo. Fiquei completamente confuso. No final, deu tudo certo, mas na hora parecia um teste”, relembra.

De acordo com o consultor Alexandre Nunes, esses questionamentos são realizados para identificar os seguintes caracteristicas: “Os pontos positivos são solicitados como uma captura de valores mais significativos para uma pessoa. O selecionador verifica de dois a três comportamentos carregados de sentido para o candidato. A partir deles, ele verifica se são compatíveis com a cultura da organização. No que se refere aos pontos negativos (ou a melhorar) é esperada uma autocrítica do candidato e, também, a sua transparência no momento de responder sob pressão”, declara.

Como se sair bem

Diante dos questionamentos, é necessário o candidato firmar uma postura de integridade e segurança na hora das respostas. A empresa deseja conhecer mais sobre o perfil, para isso é necessário bom senso e sinceridade, como diz Alexandre. Uma das orientações para responder sobre os pontos negativos é atribuir que eles fazem parte de um processo de mudança. “É necessário que o candidato fale seus pontos, com clareza, e dê exemplos de ações que tem desenvolvido para modificá-los. Isso o torna humano e, também, disposto a mudanças”, aconselha Flávia.

De acordo com Alexandre, entre os principais erros cometidos durante os questionamentos, estão tentar dar respostas clichês: “...sou muito exigente ou perfeccionista”; tentar se enaltecer como pessoa: “ ...sou muito honesto, verdadeiro e sincero”; ou tentar se colocar no lugar de vítima: “... geralmente quando falho é por  tentar ajudar as pessoas”. Segundo o consultor, essas respostas não passam sinceridade.

Ele ainda dá exemplos de como responder os questionamentos sobre pontos negativos: "Preciso gerenciar melhor o tempo"; "Preciso terminar alguns projetos, como o curso de inglês"; "Controlar a minha pressa". "Quero tudo para ontem". Alexandre ainda reforça que os candidatos devem observar o contexto da pergunta e identificar a melhor forma de respondê-la sempre propondo uma solução.

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