Cansado, candidato se atrasa e perde prova do Enem

Outro candidato perdeu a prova após confundir portões

por Lorena Barros dom, 11/11/2018 - 12:33
Rafael Bandeira/LeiaJáImagens Clóvis pretende fazer o Enem 2019 Rafael Bandeira/LeiaJáImagens

Pelo menos dois candidatos chegaram atrasados ao Bloco G da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), área central do Recife, neste domingo (11), último dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Clóvis Francisco dos Santos, de 20 anos, ainda correu, mas não alcançou os portões a tempo. Morador da PE-15, em Olinda, na Região Metropolitana do Recife, ele afirmou que trabalhou das 7 às 19h no sábado (10), não acordou a tempo e só conseguiu sair de casa às 11h30. Mesmo vindo de motocicleta, perdeu o segundo dia.

“Eu já faço fisioterapia em uma universidade particular e ia tentar conseguir uma bolsa integral com a nota da prova”, disse. Após o atraso, alguns dos voluntários que faziam corrente positiva na entrada do Bloco se uniram ao rapaz para fazer uma oração.

Outro aluno a chegar atrasado foi Felipe Francatti, de 23 anos. Formando-se em marketing e buscando uma vaga no curso de jornalismo, o candidato confundiu os blocos da Unicap. Ele saiu de casa, no bairro do Curado, Jaboatão dos Guararapes, às 10h20. "O Bloco G tem duas entradas, já cheguei em cima da hora e quando vi tinha entrado no prédio errado. Vim correndo, mas não consegui. Fiquei até 2h estudando e estava bem cansado", contou. 

Já que a cidade não aderiu ao horário de verão, nos relógios do Recife, os portões abriram às 11h e fecharam às 12h. Na primeira semana de prova no bloco A e G da Unicap, assim como no Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), o LeiaJá registrou poucos atrasados, a maior parte deles alegou ter se confundido com o horário de verão.

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), os feras apenas podem deixar os locais de aplicação do Exame após duas horas do início. No entanto, esses primeiros estudantes não poderão levar os cadernos de questões. Os estudantes que almejam deixar os locais de prova portando os cadernos deverão sair após cinco horas de Exame.

COMENTÁRIOS dos leitores