MEC muda regras para lista de espera do Sisu

Interessado em concorrer a uma das vagas ofertadas em instituições de ensino superior devem ficar atentos às modificações

por Juan Gouveia ter, 27/11/2018 - 11:46
Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo Candidaturas devem ser submetidas através do site do programa Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo

O Ministério da Educação (MEC) divulgou recentemente o cronograma da primeira edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) de 2019. Entre as novidades desta edição, critérios de submissão de candidatura para listas de espera foram alterados.

Com o novo método, será aplicada apenas uma única chamada regular. Selecionados nessa etapa em uma de suas opções de vaga não poderão participar da lista de espera, independentemente de ter realizado sua matrícula na instituição para a qual foi selecionado. Mas, caso não for selecionado, ele poderá manifestar interesse na relação de espera em apenas uma das suas opções de curso.

De acordo com o MEC, a mudança permitirá uma maior liberdade de escolha para os estudantes não selecionados na chamada regular dos processos seletivos do Sisu. Espera-se, também, uma contribuição na diminuição da ociosidade das vagas.

Calendário

As inscrições para o Sisu estarão abertas a partir do dia 22 de janeiro de 2019 e seguirão até até as 23 horas e 59 minutos do dia 25 de janeiro. Interessados devem realizar o procedimento, exclusivamente, pelo site do programa.

Para participar, o candidato deverá ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2018. Durante a inscrição, ele poderá manifestar interesse em até duas opções de vagas em cursos de instituições de ensino superior no país.

O resultado da chamada regular está previsto para o dia 28 de janeiro. As matrículas ou registro acadêmico para os selecionados serão realizados de 30 de janeiro a 4 de fevereiro.

O candidato deverá observar os dias, horários e locais de atendimento definidos por cada instituição em seu edital próprio disponibilizado na IES em que submeteu candidatura. Já para a lista de espera, candidatos devem manifestar interesse entre os dias 28 de janeiro até as 23 horas e 59 minutos do dia 4 de fevereiro.

O Sisu

O Sistema de Seleção Unificada é uma plataforma informatizada em que instituições públicas de ensino superior oferecem vagas a candidatos participantes do Enem. Estudantes já matriculados em IES públicas pelo país podem concorrer.

No processo de inscrição, o candidato escolhe até duas opções de curso, que são possíveis de ser alteradas durante o período de candidaturas. A seleção é realizada através das notas maiores, observando as média e pesos de cada curso. Entre as vagas, há oportunidades reservadas no sistema de cotas. Para participar, o interessado deve atender os pré-requisitos de cada uma das ações afirmativas.

COMENTÁRIOS dos leitores