Bolsas gratuitas de estudos na Irlanda recebem inscrições

Candidatos podem se inscrever até 30 de maio

por Nathan Santos qui, 18/04/2019 - 16:31
Pixabay Irlanda oferece belas paisagens Pixabay

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou detalhes de uma oportunidade de intercâmbio para a Irlanda. Diretores, coordenadores e supervisores pedagógicos de escolas de educação básica, públicas ou privadas sem fins lucrativos, podem fazer especialização gratuita em educação, no Mary Immaculate College, em Limerick. Integrantes de colégios militares também podem ser beneficiados.

A qualificação será realizada de junho deste ano a maio de 2020. A intenção é promover a capacitação de profissionais que trabalham com gestão pedagógica. “As inscrições seguem até as 18h do dia 30 de maio, pelo horário de Brasília. Serão disponibilizadas até 30 vagas, sendo destinadas seis para cada região brasileira”, informou o Ministério da Educação (MEC).

Os candidatos devem ter obtido nota mínima estabelecida para o teste de proficiência em língua inglesa, além de possuírem graduação em licenciatura, serem brasileiros ou estrangeiros com visto permanente no Brasil, entre outras exigências. “O interessado deve elaborar um projeto de trabalho para aperfeiçoamento da gestão pedagógica a partir da sua própria experiência profissional e da realidade socioeducacional da unidade escolar em que atua. Também é preciso possuir passaporte válido até setembro de 2020, no mínimo”, explicou o MEC.

Os concorrentes precisam atualizar o currículo na plataforma eletrônica da Capes. Nessa ferramenta, é necessário inserir informações sobre formação acadêmica e atuação profissional na educação básica, devendo em seguida acessar a página de inscrição, preencher o formulário e anexar a documentação solicitada.

Algumas das etapas do processo seletivo são verificação dos requisitos de participação, classificação dos candidatos conforme pontuação por meio de currículo e apresentação de projeto. De acordo com a Capes, os selecionados receberão passagem aérea de ida e volta, auxílio instalação no valor de 1.300 euros mensais, ajuda de custo de 400 euros, deslocamento na Irlanda, entre outros benefícios.

O curso terá duração de um ano. Já o prazo para realização do projeto é de até seis meses após o retorno do bolsista ao Brasil. Outros detalhes informativos podem ser vistos no edital do intercâmbio.

COMENTÁRIOS dos leitores