'Não existe texto neutro', diz docente em aulão para Enem

Durante aulão promovido pelo Vai Cair no Enem, a professora Tereza Albuquerque abordou como a redação pode ser carregada de ideais pessoais sem se tratar de ideologia

por Francine Nascimento sab, 26/10/2019 - 12:09
Nathan Santos/LeiaJáImagens Professora Tereza Albuquerque no aulão do Vai Cair no Enem Nathan Santos/LeiaJáImagens

Em meio a tantas dúvidas sobre a abordagem dos assuntos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a redação não passa batido. Ela é parte fundamental para compor a nota final da prova. No aulão do Vai Cair do Enem realizado neste sábado (26), na UNINASSAU - Centro Universitário Maurício de Nassau, no bairro das Graças, no Recife, a professora Tereza Albuquerque deu dicas de como redigir uma boa redação dissertativo-argumentativa e disse que não existe texto neutro.

A aula de redação foi a terceira das quatro aulas que fora revisadas no evento. A professora Tereza iniciou a aula falando dos elementos que em maior ou menor grau, regem qualquer tema de redação. São eles: ética, cidadania, capitalismo e preconceito. "Não precisa ficar angustiado por não saber tudo sobre o tema porque o tema pode perpassar por discurssões próximas do que o Enem pede. Por exemplo: o tema do [Enem] passado que falou da manipulão por meio de dados dos usuários. Eu poderia fazer uma discussão sobre o sistema capitalista e a ética", esclareceu. 

A docente ressaltou que o conhecimento da língua portuguesa é a base para o estudante saber o que dizer em uma redação. De acordo com Tereza, se o participante fala e escreve bem, não precisa ficar receoso, pois ele, de alguma forma vai saber como construir o texto.

Sobre usar ideiais pessoais na redação, Tereza foi objetiva: não existe texto neutro. Contudo, a professora disse que não se deve levar em conta as declarações do ministro da Educação, Abraham Weintraub, pois, ela acredita que não haverá mudanças radicais na prova. "Não tem perigo nenhum porque falar de ideologia não é necessariamente falar de marxismo, é falar da realidade brasileira", pontuou. 

Perguntada por um aluno se catástrofes ambientais no Brasil pode ser tema da redação, a professora não descartou a possibilidade e falou que, inclusive, os participantes podem abordar a bioética. Confira: 

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