Capes abre inscrições para cursos de licenciaturas

Interessados devem se inscrever até 31 de janeiro

por Nathan Santos qui, 26/12/2019 - 13:17
Pixabay . Pixabay

Estão abertas, até 31 de janeiro de 2020, as inscrições para cursos gratuitos de licenciatura direcionados a professores da rede pública de ensino. As formações são oferecidas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

As capacitações devem ser feitas conforme as áreas de atuação que os doentes atuam. “Além de mapear em todo Brasil os professores que precisam adequar sua formação ao exigido pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), esse processo pretende identificar aqueles que têm real interesse em se especializar. As informações vão nortear o planejamento dos programas de formação inicial de professores da educação básica a serem implementados em 2020”, detalhou a Capes.

Segundo a instituição, os cursos têm como objetivo o alcance da meta 15 do Plano Nacional de Educação. Algumas das estratégias previstas são consolidar e ampliar plataformas eletrônicas, além de criar cursos e programas especiais que assegurem a formação superior aos professores que estão em exercícios, porém possuem apenas o ensino médio.

Os educadores interessados em participar das formações devem se inscrever gratuitamente por meio da Plataforma Capes de Educação Básica. “A manifestação de interesse dos professores e a validação pelas Secretarias ainda não garantem a oferta dos cursos, mas a intenção é de que norteiem o atendimento gradativo das demandas. Programas como o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) e a Universidade Aberta do Brasil (UAB) – que fomentam cursos de licenciatura – já terão seus próximos editais direcionados por essas informações”, alerta a Capes.

Outros detalhes sobre o processo seletivo podem ser obtidos por meio do manual do usuário. Os professores também devem acessar o tutorial para interesse em formação.

COMENTÁRIOS dos leitores