MEC lança 405 vagas no Exame Nacional de Residência Ebserh

Seleção é direcionada a oito hospitais federais, além de um hospital militar

por Nathan Santos sex, 06/11/2020 - 16:52
Pixabay . Pixabay

Nesta sexta-feira (6), o Ministério da Educação (MEC) divulgou uma seleção com 405 vagas de residências médica, multi e uniprofissionais. O certame é direcionado a oito hospitais federais, além de um hospital militar.

O processo seletivo integra o “Exame Nacional de Residência Ebserh (Enare), coordenado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao MEC, que faz a gestão de 40 hospitais universitários federais”.

Com provas que preveem avaliação de conhecimentos específicos, a seleção terá inscrições a partir de 23 de novembro, pela internet, de maneira gratuita. Os exames serão realizados nas cidades de Araguaína (TO), São Carlos (SP) e Lagarto (SE).

“Para a Residência Médica, o Enare prevê 304 vagas em 41 especialidades. Já para a Residência Uniprofissional foram disponibilizadas oito vagas, entre enfermeiros e físicos médicos. A Residência Multiprofissional dispõe de 93 vagas, que incluem enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, odontólogos, nutricionistas e profissionais de Educação Física. A expectativa é que, no futuro, o Exame seja estendido e passe a contar com outros hospitais, tanto da Rede Ebserh quanto outras unidades hospitalares públicas, que poderão a compor a iniciativa”, informou o Ministério da Educação.

Na visão do ministro da Educação Milton Ribeiro, a seleção centraliza o processo de escolha na rede federal de saúde, já que cada hospital tem promovido o seu processo seletivo. “Isso gerava algumas dificuldades para as instituições como critérios, etapas, datas e notas de corte diversas, risco maior de vagas ociosas, onerava e tornava os processos mais complexos, dentre outros”, opinou Ribeiro, ao site do MEC. “Com o novo exame, as universidades federais passam a ter menor possibilidade de vagas ociosas, eliminação da carga burocrática da realização, manutenção do controle programático e definições técnicas, eliminação de custos e a ampliação da qualificação da seleção”, acrescentou o Ministério.

Ainda segundo o MEC, os aprovados poderão atuar nos seguintes hospitais: Campo Grande (Humap-UFMS/Ebserh), Teresina (HU-UFPI/Ebserh), Salvador (Hupes-UFBA/Ebserh), Aracaju (HU-UFS/Ebserh), Lagarto (HUL-UFS/Ebserh), Manaus (HUGV-Ufam/Ebserh), Araguaína (HDT-UFT/Ebserh) e São Carlos (HU-UFSCar/Ebserh), além do Hospital da Força Aérea Brasileira (HFAB). Mais informações podem ser obtidas por meio do site do certame.

COMENTÁRIOS dos leitores