Redação: 7 passos que podem te levar para a nota mil
Produção textual é um dos momentos mais importantes da prova
Componente importante do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a redação é uma parte da prova que faz a diferença na média do estudante. Quanto melhor for o desenvolvimento do candidato, maior é a chance de atingir uma boa nota e até alcançar o mil.
A professora de redação Lourdes Ribeiro listou e explicou, para a reportagem do LeiaJá, sete passos importantes para que o fera chegue à nota mil na redação do Exame, como treinar a escrita; ter o hábito de ler – já que, segundo a docente, o aluno precisa estar afiado nas regras gramaticais e ortográficas; atenção às competências exigidas na redação; estar atualizado sobre os acontecimentos, acompanhando veículos de comunicação, conforme indica a professora; entre outros. Confira os sete passos, detalhadamente, a seguir:
1 - Treine bastante
Os candidatos sabem como estudar português, matemática, história e as outras disciplinas, mas nem sempre sabem como estudar para a redação. Como você precisa estar craque na escrita e na estruturação do texto, o segredo é treinar.
2 - Atenção aos textos de apoio
Na prova de redação do Enem, o aluno tem alguns textos de apoio. É essencial ler com atenção essas referências, que podem ser notícias, artigos ou até uma história em quadrinhos ou charge. Elas trazem, muitas vezes, dados estatísticos, que devem ser interpretados para demonstrar a gravidade do problema proposto
3 - Leia muito
Você precisa estar craque nas regras gramaticais e de ortografia. Uma boa dica para isso é ter o hábito de ler. Por isso, dedique um tempinho diário para a leitura de um livro. Não precisa ser uma obra exigida para o vestibular, pode até mesmo ser a do seu autor preferido
4 - Fique atento às competências exigidas na redação do Enem
O Exame exige que o candidato demonstre algumas competências na redação. São elas: domínio da escrita formal da língua portuguesa; compreensão da proposta da redação; habilidade para selecionar, organizar e interpretar dados, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista; conhecimento para a construção da argumentação; elaboração de proposta de intervenção para o tema abordado.
5 - Faça um rascunho
Muitos alunos, quando veem o tema da redação, já querem sair escrevendo — e esse é um dos maiores erros -. É necessário fazer um rascunho para que você possa ordenar suas ideias e seguir a estrutura pedida no texto.
6 - Mantenha-se atualizado
O aluno deve estar bem informado para fazer uma boa redação do Enem. Por isso, acompanhe telejornais, sites de notícias, revistas, podcasts e tente entender os principais acontecimentos nacionais e internacionais. Nessa hora, procurar por artigos de opinião pode ajudar
7 - Saiba argumentar
A prova de redação do Enem exige que o candidato desenvolva um texto dissertativo-argumentativo. Não se trata de um emaranhado de informações, e é preciso que ele aborde um problema e defenda seu ponto de vista em relação à questão.
As provas impressas do Enem 2020 serão realizadas nos dias 17 e 24 deste mês, enquanto as provas da versão digital do Exame serão nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro. Na primeira parte, os candidatos responderão questões de Ciências Humanas, Linguagens, além da redação. Na segunda, os feras terão quesitos de matemática e Ciências da Natureza.
LeiaJá também
--> Reta final: os assuntos de geografia que mais caem no Enem
--> Enem: portões dos locais de prova serão abertos mais cedo