Recife e Caruaru ficam sem vacina da febre amarela

Doença já matou 260 pessoas no país. Não há previsão para as unidades de saúde receberem nova remessa do imunizante

sex, 09/03/2018 - 11:53
Alexandre Cunha/LeiaJáImagens Quem procura uma unidade referência no Recife é orientado a voltar em outro em momento Alexandre Cunha/LeiaJáImagens

Unidades de saúde do Recife estão sem vacina da febre amarela. A informação foi confirmada pela Secretaria de Saúde do Recife e pela Secretaria Estadual de Saúde. Também há escassez da vacina em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, que chegou a ficar sem imunizante na quinta-feira (8). O Ministério da Saúde contabiliza 846 casos confirmados da doença e 260 mortes em todo o Brasil.

As vacinas chegam aos postos de saúde através do Governo de Pernambuco, que, por sua vez, recebe as doses do Ministério da Saúde. Através de nota, a Secretaria Estadual de Saúde respondeu que há um aumento na procura da vacina. De janeiro a março de 2018, Recife recebeu cerca de 27,5 mil doses da vacina contra a febre amarela. A média mensal para o município era de 2,2 mil doses.

Em Caruaru, a vacinação é feita no Centro de Saúde Ana Rodrigues. Por volta das 10h30 desta sexta-feira (9), a unidade informou ao LeiaJá que não possuía doses. A reportagem procurou a assessoria da Secretaria de Saúde de Caruaru, que informou que a vacina acabou na última quinta-feira, mas uma remessa emergencial chegou esta manhã. Ao todo, 30 doses chegaram em Caruaru, mas foi autorizada apenas a aplicação de 15. 



A cidade do Agreste costuma enviar para o Centro de Saúde Ana Rodrigues entre 70 a 100 doses por dia. Segundo a assessoria da Secretaria de Saúde local, não é possível precisar quando as 15 doses devem acabar, devido a uma quantidade muito variável de pessoas que procuram o imunizante, podendo a remessa atual acabar nesta sexta-feira ou durar até a próxima semana - quando a cidade aguarda reposição de estoque. 

No Recife, o LeiaJá confirmou presencialmente a falta da dose na Policlínica Lessa de Andrade e no Hospital Albert Sabin, mas a prefeitura confirmou a ausência da vacina em todas as unidades de saúde da cidade. O imunizante teria parado de chegar desde a semana passada e acabado na última quarta-feira (7). O Governo do Estado alega que os outros municípios estão abastecidos.

Quem procura algum dos postos referência da capital é orientado a voltar em novo horário. Apesar disso, os profissionais reforçam que não há prazo para normalização. A secretaria estadual disse estar aguardando o envio de nova remessa do imunizante pelo Ministério da Saúde, porém também não fala em data prevista.  Recife tem dez unidades referência em febre amarela.

Dados – Até o momento, Pernambuco notificou quatro casos suspeitos para febre amarela, sendo que um foi confirmado e outros três descartados. O caso confirmado foi de um paciente infectado em São Paulo. Pernambuco não é considerado área de risco da doença.

No Brasil, os órgãos de saúde receberam 3234 suspeitas da doença. Além das 846 confirmações, ainda há 828 casos sob investigação.

COMENTÁRIOS dos leitores