Guatemala pede aos EUA proteção temporária para migrantes

Com a solicitação, o governo guatemalteco espera que o país norte-americano evite deportar os estrangeiros que vivem em situação irregular

por Nataly Simões ter, 26/06/2018 - 17:46

A Guatemala solicitou aos Estados Unidos o Status de Proteção Temporária (TPS) para seus migrantes devido à catástrofe provocada pela erupção do Vulcão de Fogo, que deixou pelo menos 112 mortos e mais de 50 feridos no país.

Desde que o presidente Jimmy Morales assumiu o poder em 2016, foram realizados quatro pedidos de TPS para os estrangeiros que vivem nos Estados Unidos. Há quase 3 milhões de guatemaltecos morando irregularmente no país norte-americano e o governo da Guatemala nunca recebeu uma resposta positiva dos EUA.

A porta voz do governo guatemalteco, Marta larra, afirmou que é necessário enfrentar as "sequelas" da erupção e que o pedido ao governo americano tem como objetivo beneficiar os cidadãos que vivem nos Estados Unidos com uma possível licença de trabalho que evite a deportação.

A solicitação foi realizada em meio a execução das medidas de “tolerância zero”, implementadas em abril pelo governo do presidente Donald Trump, que causaram a separação de mais de 2 mil menores – 462 guatemaltecos – de suas famílias.

COMENTÁRIOS dos leitores