Médicos do Recife decretam greve por tempo indeterminado

Categoria criticou falta de resposta da Prefeitura do Recife. Uma nova assembleia está marcada para a próxima quarta-feira (26)

qui, 20/09/2018 - 13:01
Divulgação/Simepe Votação por greve foi unânime em assembleia nesta quinta-feira (20) Divulgação/Simepe

Os médicos da rede municipal do Recife deflagraram greve por tempo indeterminado a partir da próxima sexta-feira (21). Segundo o Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe), a votação em assembleia, realizada nesta quinta-feira (20), foi unânime.

A categoria está em paralisação de advertência de 72 horas até o final desta quinta. Durante a assembleia, os médicos criticaram a ausência de respostas da Prefeitura. Eles criticam uma quebra de contrato firmado com a gestão municipal em janeiro, tratando de reajuste salarial, avanços na área de segurança, recomposição de escalas médicas, melhorias das estruturas físicas e abastecimento adequado de medicamentos. Uma nova assembleia está agendada para a próxima quarta-feira (26), às 10h.

Quando questionada sobre a paralisação de 72 horas, a Prefeitura do Recife disse ao LeiaJá que estava surpresa com a mobilização, afirmando que mantém agenda regular com Grupos de Trabalho para discutir todos os itens de pauta, tendo ocorrido duas reuniões em agosto. Segundo a Secretaria de Saúde, os médicos servidores do município tiveram aumento acumulado de 32,95% de 2013 até a data atual. Também houve nomeação de 846 médicos no mesmo período.

No quesito segurança, a rede de saúde conta com 233 guardas municipais, além de vigilantes e câmeras de monitoramento. “Recentemente, foi implantada a Ronda da Saúde com quatro veículos e 36 Guardas Municipais, realizando monitoramento 24 horas, especificamente das unidades de saúde. Também conta com o suporte da Central da Guarda Municipal por meio do número 153”, diz a nota.

COMENTÁRIOS dos leitores