Cuidado com as "pegadinhas" da Black Friday
Os consumidores devem prestar bastante atenção na hora da compra, para não gerar problemas, golpes e incômodos futuros
Muitas vezes na hora do impulso para realizar as compras na Black Friday, muitas pessoas acabam saindo mais lesadas do que puderam economizar com as promoções oferecidas. Por isso é bom ligarem o sinal de alerta sobre as "pegadinhas" comuns na data, que está marcada para a próxima sexta-feira (23).
Desde 2010, o número de lojas brasileiras que aderem a este movimento tem aumentado, principalmente na Internet. Os consumidores devem prestar bastante atenção na hora da compra, para não gerar problemas, golpes e incômodos futuros.
Segundo a especialista em Direito do Consumidor, Érica Xavier, nesse período o maior problema é a publicidade enganosa, praticada inclusive por parte de lojas reconhecidas nacionalmente.
"Esse tipo de problema abrange uma infinidade de práticas, desde a falta de transparência nas características dos produtos vendidos até manipulações sobre os preços. Há registros de reclamações por falha no funcionamento de sites, que impedem a finalização da compra, e até atrasos consideráveis nas entregas", explica.
O próprio consumidor é o responsável pela fiscalização dos produtos e de todo o processo na hora da compra. "É ele quem reúne melhores condições de reportar os problemas e abusos aos órgãos competentes", esclarece a advogada Érica Xavier.
O consumidor que se sentir lesado ou estranhar alguma prática por parte dos fornecedores deve procurar o Procon da sua cidade ou um advogado. "Havendo a intenção de começar um processo judicial, panfletos, prints das telas dos computadores e smartphones, gravações, mensagens e testemunhas podem ser usadas como provas", salienta a especialista.
5 dicas para não cair nas pegadinhas da Black Friday
1 - Não se deixar levar por técnicas de marketing. Conseguimos identificar esses apelos até mesmo intuitivamente, mas negligenciamos em nossa vigilância.
2 - Fazer uma pesquisa da oscilação dos valores dos produtos desejados com muita antecedência, ajuda a evitar as ciladas.
3 - A antecedência é importante porque os fornecedores costumam inflacionar seus valores e reduzir o valor dos produtos e serviços na semana do Black Friday, e conseguem vendê-los no preço normal, sem que o consumidor se atente à artimanha.
4 -Ter atenção, também, aos modelos que estão sendo ofertados é importante para comprar um item de coleção ou linha mais antiga apenas se o consumidor de fato quiser.
5 - Ficar atento à credibilidade e às características dos sites também é fundamental, para que o consumidor não compre em sites falsos, que até mesmo clonam cartões.