SP: pessoas com deficiência voltam a pagar IPVA em 2021

Norma que isenta apenas o condutor que adaptou o veículo ou ficou incapaz de dirigir sozinho entra em vigor no início de janeiro

por Alex Dinarte qua, 16/12/2020 - 18:01
Flickr / Agência Brasília Flickr / Agência Brasília

Um dos primeiros lembretes de que o ano começou para valer é o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Em 2021, a partir de 1º de janeiro, a cobrança virá com novas regras para os isentos e deve cortar o benefício de 251 mil pessoas com deficiência (PCD), em São Paulo.

No início do próximo ano, apenas estarão livres da cobrança as PCD que precisaram fazer adaptações nos automóveis ou ficaram incapazes de conduzir o veículo sozinhos. Quem estiver fora destas características terá que voltar a cumprir com o pagamento do imposto anual. De acordo com a Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz-SP), 65 mil motoristas deverão continuar isentos.

Ainda segundo a Sefaz-SP, a cobrança a partir do novo decreto deve render mais de R$ 500 milhões aos cofres paulistas, além de evitar fraudes. A pasta ainda lembra que a tabela do reajuste do IPVA 2021 para os condutores de São Paulo deve ser anunciada na próxima semana.

COMENTÁRIOS dos leitores