SP atende 24 mil mulheres vítimas de violência em 2020

Levantamento mostra dados dos equipamentos municipais que prestam serviço de amparo ao público feminino

por Alex Dinarte ter, 12/01/2021 - 14:39
Pixabay / Tumisu Novembro teve quase 2,9 mil registros de assistência às mulheres vítimas de violência em São Paulo Pixabay / Tumisu

Um levantamento da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) de São Paulo aponta que não foi apenas a pandemia que preocupou as mulheres que vivem na capital paulista. Os equipamentos públicos de proteção às vítimas de violência atenderam mais de 24,1 mil pessoas do sexo feminino em 2020.

De acordo com os dados da SMDHC, a maior alta de atendimentos foi registrada em novembro de 2020. No penúltimo mês do ano, 2.890 mulheres procuraram o serviço municipal nos equipamentos públicos. O menor índice foi em maio, com assistência a mil vítimas.

Em entrevista ao portal da Prefeitura de São Paulo, a secretária de Direitos Humanos e Cidadania, Claudia Carletto, disse que a pasta vai insistir nos projetos de conscientização em relação ao machismo estrutural, considerado um dos fatores preponderantes para o problema da violência contra as mulheres. Segundo Claudia, as iniciativas do poder público devem encorajar ainda mais as vítimas a denunciarem agressões e abusos. "É importante que as mulheres saibam a estrutura que elas têm à disposição e podem procurar ajuda para quebrar o ciclo de violência. Elas precisam saber que não estão sozinhas".

Na cidade de São Paulo, o serviço de assistência às mulheres vítimas de violência ocorre em equipamentos como os Centros de Referência, os Centros de Cidadania da Mulher, a Casa da Mulher Brasileira (com alojamento provisório), as Casas de Abrigo e de Acolhimento Provisório (com 20 vagas cada) e o Posto Avançado na estação Santa Cecília do Metrô (Linha 3-Vermelha). As denúncias podem ser feitas pelo Disque 156. Veja a localização da rede de atendimento da SMDCH no www.prefeitura.sp.gov.br.

COMENTÁRIOS dos leitores