Funcionários da Caixa entram em greve na próxima semana

A mobilização anunciada pelos bancários denuncia o início da privatização do banco público

por Victor Gouveia sex, 23/04/2021 - 08:25
Arthur Souza/LeiaJá Imagens/Arquivo A mobilização está marcada para a próxima terça (27) Arthur Souza/LeiaJá Imagens/Arquivo

Em plena distribuição do Auxílio Emergencial, que vem garantindo a sobrevivência da população desempregada com a crise econômica intensificada pela pandemia, os funcionários da Caixa Econômica Federal vão paralisar as atividades na próxima terça-feira (27). A greve nacional vai durar 24h, informam os bancários.

Em uma assembleia virtual, realizada nessa quinta-feira (22), 82,73% dos funcionários da Caixa aprovaram a mobilização para denunciar o que entendem como o início da privatização do banco.

De acordo com o Sindicato dos Bancários de Pernambuco, a Caixa é uma empresa pública, mas estaria sendo negociada em "fatias" com a precificação da Caixa Seguridade. Além disso, o presidente Pedro Guimarães já estaria planejando vender outras partes do banco como, o Caixa Cartões, Gestão e Recursos e as Loterias.

No dia da paralisação vão ocorrer reuniões com os empregados nos postos de trabalho, protestos em frente à agências para dialogar sobre a venda do banco com a sociedade civil.

COMENTÁRIOS dos leitores