'Duas casas caíram em cima dele', diz vizinho de Lucas

Populares iniciaram o resgate de, pelo menos, três pessoas após deslizamento de barreira no Recife, nesta terça-feira (7). O jovem Lucas, de 13 anos, não resistiu aos ferimentos e morreu

por Vitória Silva ter, 07/06/2022 - 14:51

 

Um deslizamento de barreira no Córrego do Tiro, comunidade no Alto de Santa Terezinha, na Zona Norte do Recife, deixou um morto e três feridos na madrugada desta terça-feira (7). O incidente ocorreu sob muita chuva na capital pernambucana, enquanto a localidade ainda estava escura, e os primeiros socorros foram realizados pela própria população. Uma das pessoas a participar do resgate foi o churrasqueiro Júnior Ribeiro, de 25 anos, e vizinho das vítimas. Quatro meses atrás, ele morava no mesmo conjunto de casas que foi ao chão após o deslizamento. 

De acordo com o relato do morador, o adolescente Lucas Daniel Nunes da Silva, de 13 anos, vítima fatal da tragédia, foi o último a ser socorrido. As demais vítimas conseguiram ser vistas e ouvidas com rapidez, pois não foram completamente soterradas. De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, Lucas chegou a ser socorrido com vida. O vizinho, no entanto, relatou que o rapaz provavelmente já foi retirado dos escombros sem sinais vitais. 

“Depois disso, a gente percebeu que só faltava Lucas. Só que as duas casas caíram totalmente em cima [do quarto] dele. A gente foi tirando, tirando, mas tinha muita coisa. Ele dormia no último quarto, sempre dormia só. Foi muito sufoco, até que os bombeiros conseguiram achá-lo. Quando achou, já deu pra ver que ele tava sem vida. Desacordado, com a boca aberta e cheia de barro. Conseguiram colocá-lo na ambulância mesmo assim e socorreram”, informou o homem. 

Ainda segundo Júnior, as vítimas foram resgatadas nesta ordem: Vânia Nunes da Silva, proprietária das casas destruídas e tia de Lucas; uma mulher identificada como Danúbia, vizinha que dormia na casa de Vânia, à ocasião; um homem identificado como Marcos; e Lucas Daniel. Ivaneide Nunes da Silva, mãe do adolescente, estava no local, mas escapou apenas com arranhões e não precisou de resgate. Ao todo, cinco pessoas estavam na área que desabou. 

- - > LeiaJá também: ‘'Preciso de um coração novo', diz mãe de jovem soterrado’ 

“Eu estava dormindo e escutei o desespero da minha esposa. Pensei logo nos meus filhos. Quando saí, perguntei 'o que foi?', e ela gritando 'as barreiras, as barreiras'. Quando eu cheguei na frente de casa e olhei pra cima, as casas estavam todas desmoronadas já. Eram cinco casas, duas atrás, duas na frente e uma para o lado. Consegui chamar uns vizinhos. Quando já tinham uns três rapazes para ajudar, corri, a gente foi pegar uma enxada, pá. Aí conseguimos tirar a primeira pessoa, a dona da casa, dona Vânia, porque a escutamos pedindo socorro”, continua Júnior. 

O churrasqueiro informou que Danúbia, a segunda vítima resgatada, havia pedido para dormir na casa de Vânia por medo da chuva também atingir a sua casa. “Um dia antes, ela perguntou pra dona Vânia se podia dormir lá e dormiu no sofá da casa. Ela estava muito soterrada, tinha muita lama. A gente conseguiu tirar tudo, rasgamos um sofá e tiramos ela. É uma senhora, a gente recebeu a informação de que ela foi entubada”, disse. 

O deslizamento aconteceu por volta das 3h30 da madrugada desta terça-feira (7). De acordo com o Corpo de Bombeiros, a ocorrência foi iniciada por volta das 4h20, quase uma hora depois. Neste intervalo, o trabalho foi realizado totalmente por populares.  

“A gente escutou a voz de outro rapaz, Marcos, que morava na casa de trás. Quando a gente acendeu a lanterna, só dava pra ver os dedos dele mesmo. A gente conseguiu tirar o que estava em cima dele, mas não o que o cobria da cintura pra baixo, porque ele estava muito soterrado. Ele disse que sentia muita dor e não sentia mais a parte de baixo. A gente viu que o braço dele estava quebrado, dava pra ver uma fratura muito feia”, informou Júnior. Pela complexidade, o resgate de Marcos foi finalizado pelos bombeiros, que fizeram o uso de máquinas para retirar os escombros. Por fim, Lucas foi retirado da lama.

*Com informações de Jameson Ramos 

COMENTÁRIOS dos leitores