Recife teve menos ocorrências de saúde no pós-carnaval

Capital registrou queda no número de conjuntivites, gastroenterites e Covid-19 se manteve estável

por Vitória Silva seg, 13/03/2023 - 12:57
Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo Unidade de atendimento especializado no Ibura Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo

O Recife apresentou queda no número de ocorrências clínicas por doenças e inflamações comuns após o período carnavalesco, como as gastroenterites agudas (Gecas) e a conjuntivite. O índice de positividade da Covid-19 também se manteve estável e menor do que o registrado em outras festividades do ano passado. Apesar da festa popular ter durado quatro dias - de 18 a 21 de fevereiro -, os quadros sazonais são monitorados por, pelo menos, duas ou três semanas depois.  

Na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Ibura, 10.992 pacientes foram atendidos apresentando sinais de gastroenterites, como diarreia e vômito, em fevereiro. No mês anterior, foram 12.676 pacientes com o mesmo tipo de queixa. Quadros virais ou gripais com provocação de vômito são os mais comuns, tendo 613 casos confirmados em fevereiro só na unidade do Ibura. 

Na mesma UPA, o número de atendimentos em oftalmologia também foi inferior no mês de fevereiro, em comparação ao mês anterior: 2.793, com 6,80% dos pacientes notificados com conjuntivite e 16,86% diagnosticados. Em janeiro, foram 3.377 ocorrências.  

Em comparação a fevereiro de 2020, quando foi celebrado o último carnaval antes da pandemia, a diferença cresce: foram mais de 600 ocorrências por conjuntivite, enquanto este ano, foram cerca de 450. 

Na UPA de Paulista, que também atende ocorrências do Recife e de Olinda, 69 pacientes foram diagnosticados com conjuntivite e outros 194 apresentaram sintomas de gastroenterites, entre 18 e 21 de fevereiro. A conjuntivite não faz parte da Lista Nacional de Notificação Compulsória de Doenças, e por isso, não possui detalhamento de dados através da Secretaria de Saúde da cidade (Sesau). 

No Grande Recife, as UPAs do Ibura, Paulista e a Fundação Altino Ventura (FAV) são as unidades de atendimento especializado em oftalmologia. Elas estão sob tutela do estado. 

Quando à Covid-19, a Sesau informou que, na Semana Epidemiológica (SE) 8, que foi de 19 a 25 de fevereiro, foram realizados 1.078 testes para detecção de Covid-19 na capital, dos quais 171 tiveram resultado positivo - resultando em um índice de positividade de 15,9%. 

Já na SE 9, que foi de 26 de fevereiro a 4 de março, foram realizados mais de mil exames. Desses, 149 tiveram resultado positivo - gerando em um índice de positividade de 14,8%.  

Incidentes com pomada capilar 

Pelo menos 36 pacientes do Recife buscaram a Fundação Altino Ventura com queixas de irritações ou inflamações possivelmente provocadas pelo uso de pomada capilar, utilizada para fazer penteados. O número de registros foi contabilizado entre 17 de fevereiro e 3 de março, período de carnaval e período imediato pós-carnaval. 

 

COMENTÁRIOS dos leitores