Dilma e Eduardo tecnicamente empatados em Pernambuco

A presidenta obteve 36% das intenções de voto e o socialista foi a escolha de 34% dos entrevistados

qui, 11/04/2013 - 00:00
Clélio Tomaz/LeiaJáImagens/Arquivo A presidente e o governador de PE tiveram um encontro em território pernambucano no mês de março em Serra Talhada Clélio Tomaz/LeiaJáImagens/Arquivo

A corrida presidencial de 2014 começa a ser desenhada por alguns possíveis candidatos ao cargo do executivo nacional, tais como a presidente Dilma Rousseff e o senador Aécio Neves. Para saber como a população recifense avalia os potenciais candidatos a presidência, o Instituto de Pesquisa Maurício de Nassau (IPMN) realizou a pesquisa intitulada: Avaliação de Governo e Competição Presidencial encomendada pelo Portal LeiaJá.

A mostra foi a campo entre os dias 1 e 2 de abril de 2013 e ouviu 816 pessoas que opinaram sobre temas ligados a política brasileira pernambucana e recifense. A margem de erro desse levantamento é de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos e um nível de confiança estimado em 95%.

Entre os assuntos abordados um questiona: Se a eleição presidencial fosse hoje, em qual destes candidatos você votaria? O nome que aparece e que conquista a maior parte dos votos é o do ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que obteve 49% de intenções de voto. Neste cenário, o ex-presidente tem como adversários, Eduardo Campos (PSB), Mariana Silva (sem partido) e Aécio Neves (PSDB).

O governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), aparece na segunda posição com 25%. Marina Silva ficou com 4%. O senador mineiro Aécio Neves (PSDB) tem 2%. Votos brancos e nulos somam 6%. O percentual de entrevistados que não souberam ou não quiseram responder chega a 15%.

Na análise do cientista político, Adriano Oliveira, Lula será, mais uma vez, um forte cabo eleitoral em 2014, mas nesse momento ele não vê a possibilidade de o ex-presidente entrar na corrida presidencial de 2014 como candidato. “A pesquisa indica que Lula será uma âncora eleitoral, uma referência que muita gente terá na hora de votar. Vejo que ele não disputaria as eleições, mas será um ator decisivo entre Dilma e Eduardo aqui em Pernambuco”, comentou.

 Em outro cenário estimulado, que também apresentou quatro nomes de possíveis candidatos (Dilma Rousseff, Eduardo Campos, Mariana Silva e Aécio Neves) há um empate técnico, considerando a margem de erro da pesquisa. A presidenta que vai buscar sua reeleição obteve 36% das intenções de voto, enquanto Eduardo Campos conquistou 34%. Outros 4% escolheram a ex-ministra do meio ambiente, Marina Silva; 2% dos entrevistados optaram pelo senador de Minas Gerais Aécio Neves (PSDB). Brancos e nulo somam 8%; não souberam ou não quiseram responder 16%. 

LeiaJá Também:

Campos tem gestão mais bem avaliada que Dilma

Lula é considerado o melhor presidente da história do país

O eleitor quer ter confiança no presidenciável 

Outro tema levantado pela mostra questiona se Eduardo Campos deveria se candidatar a presidente da República em 2014 e a maioria, o que representa 55% dos entrevistados, respondeu sim, enquanto 27% dos entrevistados disseram não e 18% não souberam ou não quiseram responder. “55% dos eleitores dizem que Eduardo deveria se candidatar, mas isto não significa que eles votariam nele, caso saia na disputa de 2014”, pontuou Oliveira.

Quando é feito um cruzamento nos dados e avaliamos qual o percentual de votos Eduardo Campos conseguiria entre os que acham que ele deve ser candidato a presidente, chegamos ao percentual de 60%. Nesta simulação, Dilma aparece em segundo lugar, com 28% dos votos.

No quesito rejeição, a presidenta Dilma conquistou o primeiro lugar com 59% dos entrevistados, Eduardo Campos ficou somente com 3%, outros 26% não souberam ou não quiseram responder 48%.

 

Confira a pesquisa completa:

 

Créditos

Artes Dryka Santos

Fotos: Clélio Tomaz /LeiaJá Imagens, Agência Brasil, Fernando da Hora /LeiaJá, Ricardo Stuckert / Instituto Lula

 

COMENTÁRIOS dos leitores