Lula é considerado o melhor presidente da história do país

Na pesquisa do IPMN, o petista ficou no topo da lista com mais de 70% das citações

qui, 11/04/2013 - 00:02
Ricardo Stuckert/Instituto Lula

Os oitos anos a frente da presidência da República fizeram com que Luiz Inácio Lula da Silva conquistasse a simpatia e confiança do povo brasileiro. A conclusão é revelada na pesquisa Avaliação de governos e Competição Presidencial, encomendada pelo Portal LeiaJá ao Instituto de Pesquisa Maurício de Nassau (IPMN). A mostra ouviu 816 pessoas da capital pernambucana entre os dias 1 e 2 de abril com 16 anos ou mais de idade.

Em uma simulação espontânea, os entrevistados responderam quem foi o melhor presidente da República na história do Brasil. A resposta de 72,5% foi Lula e em segundo lugar Fernando Henrique Cardoso (PSDB), que obteve 13,1% das citações.

Um fato curioso é que a atual presidente da República, Dilma Rousseff (PT) que tem o forte apoio de Lula, ficou em quarto lugar com apenas 1%. Antes dela, com 2,1% ficou a opinião das pessoas que responderam que ‘nenhum’ foi o melhor presidente. Não souberam ou não responderam totalizou 9,7% das respostas.

LeiaJá Também:

Campos tem gestão mais bem avaliada que Dilma

Dilma e Eduardo tecnicamente empatados em Pernambuco

O eleitor quer ter confiança no presidenciável

Segundo o cientista político e professor da Universidade Federal de Pernambuco, Adriano Oliveira, a análise mostra que o capital político de Lula ainda está na cabeça dos eleitores recifenses, e que ele tem condições de ser um forte apoio de Dilma na próxima eleição presidenciável em Pernambuco. “A pesquisa revela que ele pode ser um cabo eleitoral forte para apoiar Dilma e se Eduardo for se candidatar ele (Eduardo Campos) terá que enfrentar os dois”, opina o cientista.

Oliveira também comentou o desempenho do governador de Pernambuco como possível candidato. “Visto que Eduardo está enfrentando os dois adversários, o resultado dele (75% de aprovação, segundo o IPMN) foi muito bom até porque ele ainda não disse que é candidato. Mas não podemos considerar que quem aprova a gestão dele, irá necessariamente votar nele”, avalia.

Ainda de acordo com o cientista político, o baixo percentual de Dilma, que obteve apenas 1,0% das opiniões dos recifenses, não reflete a aceitação dela em Pernambuco. Oliveira explicou que os dados atribuídos a Lula encobriram Dilma e que as pessoas percebem nela a continuação do ex-presidente. Neste ponto de vista, caso o presidente nacional do PSB, Eduardo Campos, se candidate, terá que estar pronto para enfrentar na eleição dois adversários que representam, juntos, o PT.

COMENTÁRIOS dos leitores