O eleitor quer ter confiança no presidenciável

Em pesquisa, os recifenses indicaram os itens considerados relevantes para um candidato a presidente da República

qui, 11/04/2013 - 00:02
Chico Peixoto/LeiaJáImagens/Arquivo Candidato que tenha preparo e propostas também atrai o eleitorado da capital pernambucana Chico Peixoto/LeiaJáImagens/Arquivo

Os recifenses consideram que confiança, preparo e propostas podem fazer a diferença na hora de escolher em quem votar para presidente da República. O dado é apontado na pesquisa Avaliação de Governo e Competição Presidencial encomendada pelo Portal LeiaJá e realizada pelo Instituto de Pesquisa Maurício de Nassau (IPMN). Na pesquisa realizada entre os dias 1 e 2 de abril com 816 pessoas com idade igual ou superior a 16 anos, o IPMN elencou alguns requisitos para que os entrevistados atribuíssem notas de 1 a 5 dentre os fatores que julgam ter importância para o eleitor ao escolher um candidato.

Os entrevistados que indicaram a nota máxima (5), decidiram que em primeiro lugar ficaria o ponto estar preparado para assumir a função que disputa,” quesito que conquistou 70%. Em segundo ficou a confiança que o postulante transmite ao eleitor, com 67%. Depois vem as propostas apresentadas, obtendo 66%.

A experiência política do candidato também ajuda a conquistar o eleitorado, esse tema foi pontuado em cinco por 60% dos entrevistados. A admiração da pessoa que disputa o cargo eletivo também foi citado por 58%. Estar ou não envolvido em escândalos 57%.

LeiaJá Também:

Campos tem gestão mais bem avaliada que Dilma

Dilma e Eduardo tecnicamente empatados em Pernambuco

Lula é considerado o melhor presidente da história do país

O eleitor quer ter confiança no presidenciável

Uma administração bem avaliada conquista a maioria dos eleitores, pois 53% responderam esse ponto como um dos pré-requisitos para votar em determinada pessoa. O amadurecimento do candidato e o apoio político empataram com 50%.

A ideologia política de um candidato foi citada como algo bastante importante por 47% das pessoas que participaram da pesquisa. O partido também é levado em conta na hora de votar, 46% dos entrevistados disseram ser bastante importante esse referencia política.

Ser do Nordeste se apresenta com um motivo a mais para o eleitor votar em determinado candidato, esse item recebeu nota cinco de 44% dos entrevistados. Já o bem estar econômico recebeu nota cinco de 41%.

O candidato ser uma novidade ou o elemento surpresa do bolo eleitoral é o que conquista 37% das pessoas que participaram da pesquisa. Já a juventude do postulante a presidência foi algo considerado importante por apenas 35% e o medo que os adversários ganhem a eleição teve a citação de 29%.

Confira a tabela com as avaliações dos entrevistados

 

 

COMENTÁRIOS dos leitores