Paulo Câmara conquista apoio dos povos indígenas

Representantes de onze comunidades indígenas de Pernambuco declararam apoio a Frente Popular

por Elaine Ventura seg, 14/07/2014 - 15:59
Divulgação/PSB Paulo Câmara se reúne com representantes de comunidades indígenas de Pernambuco Divulgação/PSB

Em reunião com as lideranças indígenas de Pernambuco, no último sábado (12), o candidato da Frente Popular ao governo, Paulo Câmara (PSB), conquista novos aliados. 11 das 12 etnias apoiam a continuidade dos trabalhos realizados pela gestão de Eduardo Campos (PSB), juntos às comunidades.

Os indígenas entregaram ao socialista uma série de sugestões para a comunidade, dentre elas a criação de um Conselho de Políticas Indigenista e uma Secretaria de Estado específica para discutir o tema. O candidato garantiu que irá tentar viabilizar as medidas, mas ainda serão realizados novos encontros com representantes dos povos para aprofundar as sugestões.  "É preciso que cada área do Governo tenha um olhar específico para essa questão, seja na Saúde, na Educação, na Infraestrutura. E também é necessária uma instância que coordene todo esse trabalho", afirmou Câmara.

O Articulador dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) e das Organizações Indígenas do NE, MG e ES (Apoimne), cacique Uilton Tuxá, pediu que os governantes ficassem atentos as necessidades dos povos indígenas. "Pedimos que considere as falas que tivemos hoje aqui e que enxergue a questão indígena como um todo, mas também sob a particularidade de cada tribo. Além das fragilidades que ainda apresentamos, temos também muitos potenciais a serem trabalhados", ressaltou o cacique.

Atualmente, Pernambuco possui cerca de 60 mil índios, distribuídos em 12 etnias.

COMENTÁRIOS dos leitores