Atos contra Dilma acontecem em Boa Viagem neste domingo

Insatisfeitos com gestão da petista, eleitores prometem pedir o impeachment da presidente

por Giselly Santos dom, 15/03/2015 - 08:39
Tomaz Silva/Agência Brasil Mobilizações acontecem por todo o país neste domingo (15) Tomaz Silva/Agência Brasil

Eleitores insatisfeitos com a gestão da presidente Dilma Rousseff (PT) vão às ruas do Recife, neste domingo (15), para protestar contra o segundo mandato da petista e pedir o impeachment dela. Três manifestações estão agendadas, todas com organização a partir de um evento criado no Facebook. A maior delas, com a confirmação de 23 mil presenças, inicia a concentração às 9h, na avenida Boa Viagem, em frente a uma padaria homônima. As outras duas, com menor proporção, estão marcadas para às 9h30 e às 15h. Ambas com concentração no mesmo local da primeira.

Intitulado “Impeachment de Dilma – Recife”, o primeiro ato deverá ter “uma caminhada simbólica” de acordo com um dos organizadores, Diogo Lagedo. Segundo ele, a reunião dos pernambucanos será principalmente para “debater o governo de Dilma”. “A gente pede o impeachment baseado nessas denúncias contra a Petrobras. O nome dela não foi citado, mas Alberto Youssef disse a Polícia Federal que tanto ela quanto Lula estavam envolvidos e sabiam da corrupção. Ela está sendo omissa diante de um crime”, frisou em conversa com o Portal LeiaJá.

Na avaliação dele, o governo da petista foi perdendo o trilho ao passar dos anos. “Inicialmente ela quis passar uma imagem de que combatia a corrupção tirando do seu governo algumas pessoas que eram corruptas, como ministros, mas na realidade o que Dilma fez foi tirar o grupo ‘lulista’ e colocar o ‘dilmista’”, observou. 

O movimento garante que a manifestação é apartidária e não conta com o apoio de nenhuma legenda, mesmo de oposição. “O nosso pedido não tem nada a ver com uma questão eleitoral. Queremos que a presidente envolvida no escândalo de corrupção seja punida. Eles dizem que somos golpistas, mas o nosso pedido é totalmente justo e pacifico”, garantiu Diogo Lagedo. 

O segundo protesto, que deve se acoplar ao primeiro, também pede a manutenção da democracia, o fim da corrupção, a ética na política e um "estado eficiente e desinchado". Já a terceira mobilização, além da pauta comum entre os três – o impeachment de Dilma –, também defende uma intervenção militar no governo, como aconteceu entre 1964 e 1985. Denominada de "Nação Indignada, Vem pra Rua Pernambuco", o ato é organizado pelo grupo Direita Pernambuco e tem a adesão, de acordo com as confirmações no Facebook, de 2,1 mil pessoas. 

Participação de políticos

Apesar de pregar o apartidarismo, legendas de oposição já garantiram que vão participar das mobilizações deste domingo, em Boa Viagem. O presidente do PSDB do Recife e vereador André Régis, defendeu a mobilização popular contra a petista. 

“Esses movimentos mostram que o Brasil ainda tem esperança de combater toda essa situação de degradação moral. Houve uma eleição e a presidente Dilma, então candidata, mentiu para a população brasileira e procurou fazer de tudo para ganhar a eleição. É por isso que a população está reagindo. Estaremos lá como cidadãos. Isso não é um terceiro turno”, frisou.

O presidente estadual do partido da Solidariedade (SD), deputado federal Augusto Coutinho, também confirmou presença na manifestação. “Vamos apoiar e participar. O impeachment tem que ser motivado e não deixa de ser uma questão política também, mas precisa-se ouvir a população. O ato deste domingo é um termômetro para ver se de fato o sentimento negativo que sentimos é real”, pontuou. 

O SD está coletando assinaturas dos brasileiros para levar ao Congresso e embasar o pedido de impeachment. Também são esperadas as participações de líderes do Democratas e do PPS. 

COMENTÁRIOS dos leitores