PT ironiza com Mendes por pedido de vistas fazer um ano

No site da legenda foi feito uma montagem com a foto do ministro e um bolo de aniversário

por Élida Maria qui, 02/04/2015 - 17:02
Reprodução/Site do PT O processo analisado por Gilmar Mendes trata do fim do financiamento empresarial de campanhas Reprodução/Site do PT

O pedido de vistas feito pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes, no processo que pode acabar com as doações privadas de campanhas no país, foi ironizado pelo Partido dos Trabalhadores (PT), nesta quinta-feira (2). Os petistas lembraram que há um ano foi feita a solicitação, mas até agora não houve retorno. Eles frisaram também, a realização de protestos em Brasília, nesta semana. 

Segundo no PT, “o ministro engavetou, há um ano, o julgamento do fim do financiamento empresarial de campanhas na Suprema Corte. No dia 2 de abril de 2014, ele pediu vistas e interrompeu a tramitação do processo, mas desde então, ele não manifestou interesse em retomar o julgamento da ação”, recordou texto publicado no site do partido.

Na época do pedido de vistas, a matéria contava com seis votos favoráveis e um contra, faltando apenas o voto de Gilmar Mendes. “A atitude do ministro é encarada como uma conhecida manobra para suspender o julgamento por prazo indeterminado”, criticou o PT. 

Além da cobrança da sigla, nessa quarta-feira (1º), integrantes de movimentos sociais ligados ao partido como a Central Única dos Trabalhadores (CUT) e o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), realizaram um ato público na tentativa de pressionar Gilmar Mendes a devolver o processo e garantir a continuidade do julgamento do fim do financiamento empresarial de campanhas. O PT também revelou que estão previstas outras manifestações sobre o assunto, inclusive, uma para esta quinta-feira (2) em São Paulo.

COMENTÁRIOS dos leitores