'Políticos em sua maioria são corruptos', diz pesquisa

A confiança nas instituições brasileiras também é pequena. Segundo balanço do Instituto de Pesquisa Uninassau, 62,2% disseram que não confiam em "nenhuma" e/ou não responderam

por Taciana Carvalho sab, 24/12/2016 - 12:00

Para os entrevistados pelo Instituto de Pesquisa Uninassau, a maioria da população e dos políticos são corruptos. O balanço divulgado, neste domingo (25), foi encomendado pelo Portal LeiaJá em parceria com o Jornal do Commercio.  

De acordo com os dados do Instituto Uninassau, 97,6% declaram que concordam com a afirmação “os políticos em sua maioria são corruptos”. Apenas 1,4% discordam e 1% não soube ou não quis responder. 94,1% dos entrevistados também acredita que “parte da sociedade brasileira é corrupta”, 4,8% discordaram e 1,1% não souberam ou não quiseram responder. 

A confiança nas instituições brasileiras também é pequena. O Instituto Uninassau perguntou qual era o órgão em que mais se confiava. A maioria disse que nenhuma (45,9%) e 16,3% não souberam ou não quiseram responder totalizando 62,2%. 

A Polícia Federal (PF) é a mais bem vista com 14% seguido pelas igrejas e instituições religiosas (8,5%), exército e Forças Armadas (4,7%), Corpo de Bombeiros (4,2%), Ministério Público (1,8%) e outras (4,7%). Para o coordenador do Instituto de Pesquisa Uninassau, Adriano Oliveira, a PF é a mais aceita porque a população associa o órgão à Operação Lava Jato. 

Se preferem a democracia ou a Ditadura Militar, 84,2% afirmaram que preferem a primeira opção enquanto 8.5% escolheram a ditadura. 7,2% não souberam ou não quiseram responder. 

Foram entrevistadas 624 pessoas no período de 13 a 14 de dezembro de 2016. O nível estimado é de 95% de confiança e uma margem de erro estimada em 4 pontos percentuais para mais ou para menos.

 

 

COMENTÁRIOS dos leitores