Presidente do PT diz que PE 'merece governo melhor'

Segundo Bruno Ribeiro, os rumos para tal melhora será encontrado pela legenda petista em 2018. Ele também ponderou que "está na hora" do PT voltar a disputar o comando estadual

por Giselly Santos ter, 04/07/2017 - 12:41
Líbia Florentino/LeiaJáImagens/Arquivo Retorno do PT na disputa pelo governo estadual é uma das diretrizes fechadas durante o Congresso que aconteceu recentemente Líbia Florentino/LeiaJáImagens/Arquivo

As articulações para a disputa pelo comando do Palácio do Campo das Princesas, hoje ocupado pelo governador Paulo Câmara (PSB), tem tomado força entre os partidos. Das legendas que pretendem concorrer à majoritária, está o Partido dos Trabalhadores (PT) que em 2014 optou por não disputar o cargo e aparar arestas internas deixadas por eleições anteriores. 

Em conversa com o LeiaJá nesta terça-feira (4), o presidente do PT em Pernambuco, Bruno Ribeiro, afirmou que o estado “merece um governo melhor” e a legenda petista “vai encontrar este caminho” para apresentar a população durante a campanha de 2018. 

A argumentação de Ribeiro foi exposta após ser indagado sobre a eventual candidatura da vereadora Marília Arraes (PT). Ela encontrou, nessa segunda-feira (3), com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em São Paulo, para “bater um papo sobre o futuro de Pernambuco e do Brasil”, segundo descreveu o senador Humberto Costa (PT), que também participou da reunião e disse ter sido uma conversa “muuuuuito [sic] animadora”.   

O presidente estadual do PT confirmou que o debate no partido para a disputa pelo governo foram iniciadas, mas negou que os nomes dos postulantes já tenham sido escolhidos. “Lula habitualmente tem suas conversas, é natural. Conversa sempre sobre a situação do país e muito mais sobre Pernambuco, que é o estado dele. O encontro [de Marília, Humberto e Lula] não é vinculante a 2018. Estamos iniciando no partido este debate e quem vai coordenar o debate sobre 21018 é a comissão executiva”, declarou.  

Já sobre quem seria o candidato, Ribeiro ressaltou que “esta discussão não começa por nomes, mas é mediada por um projeto”. “Antes [ de escolher o candidato] a Executiva vai coordenar debates em todo o estado para encontrar saídas para os grandes retrocessos e no percurso surgirão, naturalmente, quadros históricos e jovens para esta tarefa. Nomes temos muitos e de qualidade”, reforçou.  

Hora de voltar à disputa 

Segundo Bruno Ribeiro, o retorno do PT na disputa pelo governo estadual é uma das diretrizes fechadas durante o Congresso que aconteceu recentemente. “Pernambuco saiu de um patamar que vinha de muitas décadas para um novo patamar a partir do PT de Lula e Dilma. O PT já deu muitas contribuições a Pernambuco e temos toda legitimidade para apresentar uma proposta de governo e fazer o estado voltar ao ciclo de crescimento”, observou. 

O dirigente petista também não poupou críticas ao governador Paulo Câmara. “Pernambuco merece um governo melhor e o PT vai encontrar este caminho”, alfinetou, lembrando de índices de violência, falta de água e outros pontos críticos da gestão atual.  

Aliança com Armando Monteiro 

Indagado ainda se o PT, com a disputa majoritária já havia conversado com o senador Armando Monteiro (PTB), que contava com a aliança petista para a corrida por 2018, Ribeiro esclareceu que “cada um constrói sua estratégia”.  

“Isso não interdita diálogo. Temos eleições de dois turnos. Caso nós passemos para a etapa seguinte esperamos contar com outras forças da sociedade e se for eles tenho certeza que também vão querer contar conosco”, frisou. 

COMENTÁRIOS dos leitores