Ministro da Saúde não é sensato com a Hemobrás, diz Paulo

O governador criticou a falta de transparência do Ministério da Saúde, comandado por Ricardo Barros (PP-PR), diante do processo de esvaziamento da Hemobras em Pernambuco

por Giselly Santos seg, 25/09/2017 - 15:10

O governador Paulo Câmara (PSB) condenou a forma com que o ministro da Saúde, Ricardo Barros (PP-PR), vem conduzindo as articulações em torno da transferência da produção do Fator Recombinante VIII da Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás), instalada em Pernambuco, para uma em Maringá, no Paraná. A mudança tinha sido suspensa pelo Governo Federal, mas na última sexta-feira (22), foi publicado no Diário Oficial daquele estado um  Acordo de Transferência de Tecnologia para Obtenção de Hemoderivados e Hemocomponentes firmado diretamente entre o Tecpar e a Octopharma. 

“Estamos trabalhando com uma articulação muito forte com a bancada federal no sentido de evitar estas questões.  Infelizmente, o Ministério da Saúde não tem tido transparência. Não tem tido o diálogo, a sensatez de saber que isso é importante para Pernambuco, é estratégico e que Pernambuco não vai aceitar”, declarou. Mesmo com o considerado “novo ataque” a Hemobrás, o governador acredita que ainda existe espaço para firmar um diálogo sobre o assunto. 

“Há ainda oportunidade de se avançar em relação a isso para que haja essa compreensão e a bancada federal tem que estar mobilizada para evitar e para gritar que Pernambuco não tenha nenhum prejuízo em relação a essas questões da Hemobrás”, disse.

O Fator VIII é o principal produto que será produzido pela Hemobrás em Pernambuco e já foi alvo de uma mobilização dos políticos locais contra uma investida do ministro. A discussão sobre a possibilidade de esvaziamento empresa iniciou em julho e durou até meados de agosto, quando o ministro desistiu da intervenção. Até a desistência, senadores e deputados pernambucanos fizeram uma série de encontros e articulações visando derrubar a estratégia do paranaense

 

 

COMENTÁRIOS dos leitores