Com Armando, André Ferreira 'joga em qualquer posição'

Apesar disso, o ato de oficialização do apoio dos Ferreira ao palanque de oposição a Paulo Câmara (PSB) foi marcado por demonstrações de força política do grupo político familiar

por Giselly Santos ter, 26/06/2018 - 12:50
Giselly Santos/LeiaJáImagens Clã Ferreira oficializou adesão à chapa de oposição a Paulo Câmara Giselly Santos/LeiaJáImagens

A oficialização do apoio do PSC, assim como do clã dos Ferreira, a chapa 'Pernambuco Vai Mudar' aconteceu, nesta terça-feira (26), em clima de convenção partidária. Apesar de não ter sido anunciado como o segundo pré-candidato a senador pelo bloco das oposições ao governador Paulo Câmara (PSB), o deputado estadual André Ferreira fez questão de demonstrar força política ao grupo que agora está aliado ao lotar o auditório da galeria The Guardian, no bairro de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife.

A ida de André para o palanque que tem o senador Armando Monteiro (PTB) como pré-candidato a governador, nos bastidores, tem como plano de fundo a falta de espaço na chapa majoritária governista para que ele consolidasse seu nome na disputa pela Casa Alta, mas ao discursar sobre a decisão de romper com o PSB, o presidente estadual do PSC disse que não condicionou o apoia a Armando com a candidatura. 

"Fizemos questão de romper com este governo que aí está, mas não venho impor posição para jogar. Tenho disposição para jogar em qualquer posição. Estamos aqui para juntos com esta frente dialogar e mudar Pernambuco", declarou André Ferreira, ao lado do pai, Manoel Ferreira (PSC), e do irmão e prefeito de Jaboatão, Anderson Ferreira (PR).

"Acreditamos que esta turma, este grupo de políticos sérios podem reerguer o estado. Não podemos ficar esperando que este governo que aí está possa recuperar esse estado. Para que isso conheça precisamos de um líder de verdade, que tenha capacidade de juntar as pessoas. E Armando é o líder que nos pernambucanos precisamos", completou.

A insatisfação da família que é dona de uma parcela de votos evangélicos do estado com Paulo Câmara também foi expressada por Anderson Ferreira que pontuou não se render a força da "máquina pública", nem a "conchavos políticos". "Não tenho medo de máquina. Há um ano e meio derrubei duas", disse, lembrando da eleição municipal em 2016. 

Além disso, Anderson também frisou que marchará unido a chapa de Armando independente da vaga que a família ocupar. "Armando me sinto à vontade caminhando ao seu lado. liderança não se impõe. A trajetória política nunca foi fácil para os Ferreira, mas o mesmo povo que nos conduziu a esses cargos estará conosco e vai ajudar Pernambuco a mudar. Esse povo marcha unido", salientou. 

Armando Monteiro, por sua vez, enalteceu a aliança com os Ferreira e o protagonismo do grupo para a eventual eleição dele, mas disse que a inclusão na majoritária ainda precisará ser construída. 

"Anderson, tenho certeza que você vai levar Jaboatão ao rumo seguro... E André é uma peça muito importante nesse grupo. Todos os momentos que conversamos com o grupo Ferreira em nenhum momento nosso entendimento passou por cargos e posição. Agora eles estarão dentro desta frente e nós vamos construir juntos está solução. Credenciais políticas não faltam, mas sabem que nossa maior missão agora é juntar o maior número de forças políticas", salientou o pré-candidato a governador, dizendo que o "time" ajudaria Pernambuco a "voltar ao rumo certo". 

Na mesma linha, o pré-candidato ao Senado, deputado federal Mendonça Filho (DEM), destacou que o momento era decisivo para o futuro de Pernambuco e os "encastelados no Palácio do Campo das Princesas" não conseguiriam fazer novas "manobras" para barrar a participação dos Ferreira nele. 

"Todos têm clareza que falta líder a Pernambuco e autoridade à frente do comando do Estado. Essa mobilização política é crescente. Aumenta o palanque a cada dia e vai aumentar mais. Outras novidades virão e outras forças de somarão a este palanque aqui", projetou.

Também integrante do grupo 'Pernambuco vai mudar', o deputado federal Bruno Araújo (PSDB) reforçou ainda que a adesão dos Ferreira é a demonstração de que o "cheiro de mudança" impregnou Pernambuco. 

"Esse estado é forjado na base da coragem e ousadia. Hoje viemos testemunhar aqui a mesma formação do nosso sangue, decisão do PSC e da Família Ferreira que de forma audaciosa ajudam a confirmar que Pernambuco já está mudando. Temos certeza que está projeto liderado por Armando Monteiro, não é do prefeito de Jaboatão ou de uma pessoa isolada, mas quer devolver aos pernambucanos a autoestima", cravou o tucano.

O mesmo tom do discurso foi endossado pelo senador Fernando Bezerra Coelho (MDB) que também demonstrou satisfação em receber o apoio do grupo político e deu sinalizações a presença de André na chapa. 

"Pernambuco vai mudar, mas não é qualquer mudança que não passe pelo compromisso com o futuro", observou, e, dirigindo-se aos presentes convocou: "É hora de assumir o compromisso, falar com nosso familiares. A mudança é com Armando, Mendonça e André".

Além deles, participam do evento os ex-governadores Joaquim Francisco (PSDB), João Lyra Neto (PSDB) e Roberto Magalhães (DEM). Além dos deputados estaduais Priscila Krause (DEM), José Humberto Cavalcanti (PSDB), Júlio Cavalcanti (PTB), Ossesio Silva e Silvio Costa, ambos do PRB.

COMENTÁRIOS dos leitores