80% dos ministros de Bolsonaro são 'novatos' na política

Até agora, dos 20 indicados, 16 nunca foram sequer secretários estaduais ou municipais

por Taciana Carvalho seg, 03/12/2018 - 15:56
Tomaz Silva/Agência Brasil Tomaz Silva/Agência Brasil

O presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) ainda indicará dois nomes para comandar os ministérios do Meio Ambiente de Direitos Humanos para fechar a equipe que vai compor o primeiro escalão de seu governo. No entanto, um balanço já pode ser feito: 80% dos indicados pelo militar são novatos na política. 

De acordo com balanço feito pelo jornal O Globo, dos 20 indicados até agora, 16 nunca foram sequer secretários estaduais ou municipais. Entre os 20 futuros ministros, 15 nunca ocuparam cargos no Legislativo. 

Apenas dois nomes já possuem experiência em comandar ministérios: Osmar Terra, indicado para a pasta da Cidadania, foi ministro de Desenvolvimento Social até abril no governo Temer e Wagner Rosário, atual titular da Controladoria-Geral da União (CGU), posto no qual vai continuar. 

Durante a campanha, Bolsonaro prometeu enxugar a estrutura do primeiro escalão, dos atuais 29 para 15 ministérios e, depois, aumentou. "Não vai chegar a 20 [ministérios], não, tá? É 20 no máximo ali. Porque a gente vai vendo, por uma governabilidade até, não podemos sobrecarregar demais uma pessoa em um ministério", chegou a garantir.

COMENTÁRIOS dos leitores