Vereador quer detectores de metais nas escolas do Recife

Fred Ferreira (PSC) apresentou um projeto de lei que torna a medida obrigatória na capital pernambucana

qua, 10/04/2019 - 13:08
Câmara do Recife Câmara do Recife

As escolas públicas e privadas do Recife podem ser obrigadas a instalar detectores de metais nos prédios em que funcionam. A medida passará a ser exigida caso um projeto de lei do vereador Fred Ferreira (PSC) seja aprovado pela Câmara Municipal e sancionado pelo prefeito. A matéria, segundo o parlamentar, é inspirada no recente ataque à Escola Raul Brasil, em Suzano (SP), que deixou 10 mortos e na repercussão do caso em outros cidades, com a apreensão de jovens planejando ações no mesmo teor.

Nessa terça-feira (9), o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), emitiu uma portaria recomendando a instalação nas unidades educacionais do Estado. 

De acordo com o texto, a instalação visa “a prevenção de qualquer tipo de situação de violência, proibindo a entrada de qualquer tipo de arma, com equipamentos seguros e identificação biométrica para escolas, que possuam mais de 500 alunos por turno”.

Os índices de violência na capital pernambucana também basearam a proposta, segundo Fred Ferreira.  “Esse projeto de lei pretende evitar, no Recife, o que já ocorreu em outras grandes cidades do país. O ingresso de toda e qualquer pessoa nas escolas, sem exceção, estará condicionado à passagem por um detector de metais e, quando identificada alguma irregularidade, à inspeção visual dos seus pertences. O projeto já está tramitando nas comissões da câmara, e espero que logo seja aprovado”,  afirmou.

A matéria tramitará nas comissões  de Legislação e Justiça, Finanças e Orçamento, Segurança Cidadã e Educação, Cultura, Turismo e Esportes. Se aprovada segue para a sanção do Executivo.  

“Essas ações ilícitas estão sendo incrementadas por ações de violência armada praticadas não só contra os alunos regularmente matriculados, como também contra a equipe de educadores e de apoio operacional, ocorrendo com maior incidência nas grandes escolas, principalmente aquelas localizadas nas cidades de médio e grande porte, visto que as particularidades urbanas associadas à violência estão mais presentes nesses centros”, acrescentou Fred Ferreira.

COMENTÁRIOS dos leitores