Baleia Rossi diz que Cunha está fazendo campanha para Lira

O emedebista é candidato à presidência da Câmara e está sendo apontado por Cunha como um dos principais articuladores do impeachment de Dilma

ter, 26/01/2021 - 16:44

O livro do ex-deputado federal Eduardo Cunha (MDB), nem chegou a ser publicado, mas já tem dado o que falar no meio político. Na obra, o ex-deputado diz que o ex-presidente Michel Temer (MDB), Rodrigo Maia (DEM) e Baleia Rossi (MDB) foram os principais articuladores do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT).

Baleia, que está no Recife em campanha para conseguir votos da bancada Pernambucana e ser eleito presidente da Câmara dos Deputados, afirma que Cunha está agindo para eleger Arthur Lira (PP), que também concorre à presidência do parlamento.

"O ex-deputado Eduardo Cunha deve tá mais compenetrado na sua defesa, não deveria estar fazendo qualquer tipo de analise política e muito menos campanha para o meu adversário", disse Baleia Rossi.

A Folha de São Paulo teve acesso à introdução do livro intitulado "Thau, Querida" onde Cunha, presidente da Câmara na época do impeachment da petista e responsável pela abertura do processo, afirma que irá detalhar em ordem cronológica como se deu a retirada da Dilma do poder.

Baleia Rossi teria participado, segundo Cunha, ativamente das articulações do impeachment juntamente com o atual presidente da Câmara, Rodrigo Maia.

No entanto, Eduardo Cunha assegura que Temer, na época vice de Dilma Rousseff,  foi o "militante mais atuante" para o afastamento da petista e que sem sua articulação "não teria havido impeachment".

Apoio da esquerda

Baleia Rossi, apontado por Cunha como um dos articuladores do afastamento de Dilma, está sendo apoiado por todos os partidos de esquerda, principalmente pelo PT, para a presidência da Câmara dos Deputados. O PT, inclusive, fechou questão e deve ser o principal partido de esquerda que todos os seus deputados pretendem votar em Baleia.

COMENTÁRIOS dos leitores