Se a eleição fosse hoje, Lula venceria qualquer candidato

Pesquisa Vox Populi, divulgada nesta quinta-feira (11), confirma que Lula é o pré-candidato melhor posicionado nas intenções de voto

por Jameson Ramos qui, 11/11/2021 - 16:14
Julio Gomes/LeiaJá Imagens/Arquivo Ex-presidente Lula no Recife Julio Gomes/LeiaJá Imagens/Arquivo

A pesquisa Vox Populi, divulgada nesta quinta-feira (11), mostra que o ex-presidente Lula (PT) segue sendo o pré-candidato à Presidência melhor colocado nas intenções de voto para 2022. O levantamento confirma que, se as eleições fossem hoje, o petista venceria em qualquer cenário, com quaisquer que fossem seus adversários. 

Na simulação do primeiro turno com o atual presidente Jair Bolsonaro (sem partido), Lula marca 44% contra 21%. Em seguida aparece Ciro Gomes (PDT) com 4%. Sérgio Moro (Podemos) e o apresentador José Luiz Datena (PSD) aparecem empatados em quarto lugar com 3% das intenções de voto, cada.

O petista também venceria Bolsonaro, com folga, no segundo turno. Lula aparece com 52%, enquanto o atual presidente marca 24% das intenções de voto. Em disputa com Ciro, o ex-presidente teria 49% contra apenas 15% do adversário pedetista. Contra João Dória (PSDB), Lula venceria com 53% contra 10% do tucano.

Espontânea

O ex-presidente Lula ganha do presidente Bolsonaro na pesquisa espontânea, quando não são apontados os nomes dos possíveis candidatos. Neste caso, a diferença na pontuação não é tão grande: o petista tem preferência de 28% do eleitorado e Bolsonaro de 15%. 

A pesquisa foi encomendada pelo Partido dos Trabalhadores e foram entrevistadas duas mil pessoas em todas as regiões do Brasil, entre 30 de outubro e quatro de novembro. A margem de erro é de 2,2% para mais ou para menos e o intervalo de confiança é de 95%.

COMENTÁRIOS dos leitores