Bolsonaro diz que suas lives provam mais que as pesquisas

Após ser informado sobre os espectadores na live do PT, o presidente afirmou que sua superioridade de público prova que as pesquisas eleitorais são falsas

sex, 11/02/2022 - 09:19
Reprodução/YouTube Bolsonaro recebendo a informação do seu assistente de transmissão sobre a live do PT Reprodução/YouTube

Com direito a tenente-coronel como ajudante de transmissão, nessa quinta-feira (10) Jair Bolsonaro (PL) afirmou que os resultados das pesquisas eleitorais são falsos, pois ele era assistido por mais espectadores que a live de comemoração de 42 anos do PT. Sem provas, o presidente também apontou que o ministro da Defesa, general Braga Netto, vai pressionar o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por supostas vulnerabilidades no processo eleitoral. 

No momento em que o ministro do Desenvolvimento Regional Rogério Marinho (PL) descredibilizava as intenções de voto que põem o ex-presidente Lula (PT) à frente em todos os cenários, o tenente-coronel Mauro César Barbosa Cid aproveitou para mostrar a tela do celular em cochicho com Bolsonaro. 

Antes, Cid já participava da live como assistente de produção, com o dever de segurar o celular enquanto jornalistas de veículos aliados lançavam perguntas de interesse do Planalto.

Após a informação ao pé do ouvido, o presidente fez anotações em seu 'script' com temas a serem debatidos na transmissão e se posicionou para comentar sobre o que lhe foi repassado. 

Ao fim da fala de Marinho, Bolsonaro trouxe números da live de aniversário do PT, que ocorria simultaneamente. "Vamos falar em número aqui, coisa rápida, que números não dá para a gente distorcer", iniciou.

Em uma conta de padaria, o gestor defendeu que as pesquisas são falsas por que a soma dos espectadores que o assistiam nas redes sociais e nos programas associados à Jovem Pan era muito maior que o público petista. Na conta do presidente, 190 mil pessoas acompanhavam seu pronunciamento.

Com os dados repassados por Cid, que aparentemente também era encarregado de acompanhar a live do PT, Bolsonaro indicou que 1.200 pessoas acompanhavam a transmissão do concorrente.

"Então, o líder das pesquisas com 50% tem 50 vezes menos assistindo a live dele do que a live nossa. É uma prova concreta que isso é uma farsa. As pesquisas realmente não batem com a realidade", sugeriu.

Pressão sobre o TSE

Pouco depois, ele informou que as Forças Armadas oficiaram o TSE e ainda aguardam uma resposta do presidente Luís Roberto Barroso sobre dezenas vulnerabilidades com as urnas eletrônicas.

O ministro Braga Netto será responsável por analisar a posição do TSE, ressaltou Bolsonaro, que já disse que não tinha provas sobre falhas no sistema eleitoral, mas voltou a cobrar eleições auditáveis.

COMENTÁRIOS dos leitores