No Brasil, Bolsonaro fala em domínio da direita em 2024

Em seu primeiro pronunciamento após deixar os EUA, o ex-presidente e novo funcionário do PL comentou sobre o poder dos conservadores no Congresso, a temporada fora do país e os objetivos para as próximas eleições

qui, 30/03/2023 - 09:52
EVARISTO SA / AFP O ex-presidente Jair Bolsonaro EVARISTO SA / AFP

Em seu primeiro pronunciamento após retornar ao Brasil na manhã desta quinta-feira (30), na sede do PL, no Distrito Federal, Jair Bolsonaro definiu que o objetivo da base aliada é alcançar 60% das prefeituras em 2024. Sem cargo eletivo, o ex-presidente confirmou a parlamentares da direita que vai atuar como funcionário do partido. 

Sem deixar de alfinetar o atual governo, Bolsonaro enalteceu os políticos da oposição e destacou o papel deles de direcionar as decisões da Câmara e Senado. "Esse pessoal que, por hora, e por pouco tempo está no poder, eles não vão fazer o que bem quer [sic] com o futuro da nossa nação. Nós somos praticamente 20% das bancadas, além de outros colegas nossos de vários outros partidos", apontou ao citar o PP.  

Pela experiência como ex-parlamentar, ele disse que a bola está com a frente conversadora no Congresso. "Falta pouco para nós sermos felizes", reforçou. 

Em sua fala, Bolsonaro confirmou que vai prestar serviços ao PL e que espera fortalecer o partido nos bastidores. "Vou cumprir expediente aqui no PL, vou aqui receber muita gente com nosso chefe aqui, que é o Valdemar, que é o presidente do partido e tem uma tremenda responsabilidade também", comentou com os deputados, senadores e ex-ministro que participaram da recepção. 

"EUA é o Brasil que deu certo"

Sem interesse em participar diretamente para as eleições municipais do próximo ano, o líder da extrema direita brasileira afirmou que seu bloco político deve alcançar 60% das prefeituras. Ele ainda teve tempo para dividir sua experiência nos últimos três meses nos Estados Unidos. 

Como ex-chefe da República Federativa do Brasil, Bolsonaro foi categórico ao observar que conheceu um estado republicano e indicou que o país "tem tudo aquilo que nós queremos implementar aqui também", ao citar os entendimentos sobre liberdade de expressão, direito de autodefesa e ao patrimônio. 

"É um sonho nosso seguir esse estado norte-americano. Lá é o Estado brasileiro que deu certo", enfatizou o ex-presidente. 

COMENTÁRIOS dos leitores