Cientistas criam bateria que dura o dobro do tempo

Novo material também é mais seguro do que as baterias usadas atualmente

por Nathália Guimarães ter, 26/06/2018 - 10:49
Reprodução Reprodução

Cientistas criaram acidentalmente um novo tipo de carbono que pode tornar as baterias em nossos telefones, tablets e laptops mais seguras, potentes, rápidas de carregar e duráveis.

Uma equipe internacional de pesquisadores, liderada pela Universidade Lancaster e pela Universidade de Jilin, na China, anunciou o novo material, chamado OSPC-1, na revista científica Angewandte Chemie.

Esse novo carbono apresenta um potencial excepcional, capaz de armazenar mais do que o dobro de íons de lítio e, portanto, de energia, na mesma velocidade média de carregamento. Outra grande vantagem do OSPC-1 é sua segurança, pois o material não cria dendritos.

Estas são fibras metálicas que podem se formar quando o lítio fica preso na superfície do grafite. Se os dendritos se acumulam e alcançam o cátodo, eles são capazes de causar curto-circuito nas baterias e fazê-las explodir em chamas.

O OSPC-1 também pode ser muito mais duradouro que o grafite. A equipe de cientistas testou mais de 100 ciclos de carga e descarga e não encontrou sinais de deterioração na bateria.

No entanto, o grafite é o padrão da indústria porque é muito barato para produzir e pode ser facilmente obtido. Os pesquisadores reconhecem que o OSPC-1 seria mais caro, pelo menos inicialmente.

Portanto, eles acreditam que as aplicações iniciais mais prováveis do novo material ​​seriam para situações em que a segurança é a consideração primordial - como em satélites espaciais e aeronaves.

LeiaJá também

--> Apple vai consertar de graça teclado defeituoso do MacBook

COMENTÁRIOS dos leitores