Twitter lança mais um serviço de prevenção ao suicídio

Novidade conecta o usuário diretamente a valiosos recursos de saúde mental para pessoas vulneráveis

por Nathália Guimarães sex, 14/09/2018 - 10:34
Wikimedia Commons Wikimedia Commons

O Twitter anunciou um novo serviço para prevenção do suicídio em sua plataforma. A ferramenta oferece um alerta no Twitter, que conecta o usuário diretamente a valiosos recursos de saúde mental para pessoas vulneráveis ​​e os incentiva a buscar ajuda quando necessário.

Quando alguém pesquisa termos associados a suicídio ou automutilação, o resultado da pesquisa principal é um alerta que os incentiva a buscar ajuda. Essa notificação fornece os detalhes de contato de um organização parceira no país quando determinadas palavras-chave são usadas.

No Brasil, a instituição parceria do Twitter é o Centro de Valorização a Vida (CVV), que também atende gratuitamente pelo número 188. Além do Brasil, o serviço está sendo implantado na Alemanha, Reino Unido, Irlanda, Espanha, Hong Kong e Austrália, e já existia nos EUA, Japão e Coreia.

"No Twitter, acreditamos que abordar a saúde mental requer colaboração entre todas as partes interessadas - públicas, privadas e sem fins lucrativos - e reconhecemos que temos um papel e responsabilidade para ajudar a garantir que as pessoas possam acessar e receber apoio quando precisarem", informou a rede social.

A rede social também oferece um formulário para que as pessoas possam denunciar quando um usuário está demonstrando sinais que podem resultar num suicídio ou automutilação. Ao receber a denúncia, o Twitter entrará em contato com o indivíduo vulnerável. "Forneceremos recursos online e linhas de ajuda disponíveis e os incentivamos a procurar ajuda", diz a empresa.

LeiaJá também

--> Europa aprova lei de internet que pode acabar com os memes

COMENTÁRIOS dos leitores