YouTube removeu 7,8 milhões de vídeos em três meses

Empresa diz que a maioria dos vídeos removidos violou suas políticas de spam, conteúdo enganoso ou fraudes

por Nathália Guimarães sex, 14/12/2018 - 09:42
Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo

O YouTube removeu 7,85 milhões de vídeos e 1,67 milhões de canais entre julho e setembro de 2018, de acordo com o relatório mais recente da companhia sobre a aplicação de suas diretrizes da comunidade.

O YouTube diz que a maioria dos vídeos removidos - 79,6% - violou suas políticas de spam, conteúdo enganoso ou fraudes, enquanto 12,6% foram removidos por nudez ou conteúdo sexual.

Apenas cerca de 1% dos canais foram removidos por promoção de violência, extremismo violento, assédio ou conteúdo odioso ou abusivo, segundo o YouTube. O banimento de maior destaque do ano aconteceu em agosto, quando o YouTube excluiu o canal do teórico da conspiração de direita e do apresentador de rádio da InfoWars, Alex Jones.

No final do ano passado, o Google prometeu ter 10.000 pessoas focadas em procurar por violações de conteúdo na plataforma até o final de 2018, e um porta-voz disse à CNBC que está trabalhando para atingir essa meta.

O YouTube disse que 80% dos vídeos removidos no terceiro trimestre foram detectados pela primeira vez por máquinas e que, destes, 74,5% nunca receberam uma única visualização. De forma inédita, o YouTube também divulgou o número de comentários que removeu: 224 milhões no terceiro trimestre.

LeiaJá também

--> Apple anuncia novo campus de US$ 1 bilhão em Austin

COMENTÁRIOS dos leitores