Homem tem mão esquerda transplantada em braço direito

O paraibano teve a mão direita amputada em um acidente aos 17 anos de idade e, há 8 meses, perdeu a funcionalidade da mão esquerda após um acidente de carro

por Jameson Ramos sex, 15/07/2022 - 14:21
Gleyson Ramos/Divulgação/SOS Mãos Damião sendo guiado na maca por uma enfermeira Gleyson Ramos/Divulgação/SOS Mãos

Um homem, identificado como Damião de Oliveira Bezerra, 47 anos, passou por um transplante autólogo de mão, quando é transplantada a mão para a própria pessoa. O paraibano teve a mão direita amputada em um acidente aos 17 anos de idade e, há 8 meses, perdeu a funcionalidade da mão esquerda após um acidente de carro.  

O procedimento aconteceu na última quarta-feira (13), no Hospital SOS Mãos, no Recife. Na quinta-feira (14), Damião foi submetido a uma nova cirurgia de revascularização da mão. A equipe médica garante que o estado de saúde do paciente é estável e a expectativa é de que o homem permaneça internado por mais alguns dias. 

Damião é agricultor e teve a mão direita amputada aos 17 anos, devido a um acidente enquanto utilizava uma máquina forrageira. Há 8 meses, o agricultor se envolveu em um acidente de carro e teve a orelha decepada, lesão cervical e paralisia total do plexo braquial esquerdo, o que causa a interrupção dos sinais que vão do cérebro para os músculos, impedindo que a musculatura do braço, antebraço e mão funcionem. 

Equipe médica fazendo o procedimento. Foto: Gleyson Ramos/Divulgação SOS Mãos

Após o acidente, Damião procurou ajuda no Hospital SOS Mãos. Na tentativa de possibilitar o uso de uma das mãos, foi realizada a cirurgia que transplantou a mão esquerda para o braço direito. De acordo com a unidade de saúde, a mão do braço esquerdo já estava perdida por conta da lesão do plexo braquial, ela jamais teria condições de ser funcional. Por isso, a equipe médica resolveu retirá-la e fazer o transplante para o lado direito na tentativa de promover a função adequada a uma das mãos. 

Os médicos Rui Ferreira e Mauri Cortez, cirurgiões especialistas em mão e responsáveis pelo procedimento, relatam que só existem sete registros deste tipo de cirurgia no mundo. “Nossa experiência e as condições do paciente nos deram tranquilidade e segurança para indicar e realizar o transplante. Neste momento, ainda é cedo para afirmar se o paciente vai recuperar as funções da mão transplantada, mas já podemos dizer que a cirurgia representa um grande avanço e que servirá como referência científica para os próximos casos”, explica o médico Mauri Cortez.

COMENTÁRIOS dos leitores