População ainda desconhece os candidatos ao governo de PE

A pesquisa do IPMN demonstra que 60% dos entrevistados nunca ouviram falar em Paulo Câmara

sab, 02/08/2014 - 12:00

O Instituto de Pesquisa Maurício de Nassau (IPMN) aferiu o nível de conhecimento da população em relação aos candidatos que disputam o governo de Pernambuco. O documento mostra que a maioria da população conhece pouco os postulantes ao Palácio Campo das Princesas. 

O candidato da coligação Pernambuco Vai Mais Longe, Armando Monteiro (PTB), foi o que apresentou o maior nível de conhecimento entre os entrevistados. 30% deles disse conhecer muito bem o petebista, enquanto 47% afirmou conhecer pouco e outros 22% assinalou que nunca ouviu falar. O percentual de não soube e não respondeu totaliza 2%.

Neófito nas urnas, o representante da Frente Popular, Paulo Câmara (PSB), ainda se mostra desconhecido entre os eleitores entrevistados. 9% dos entrevistados pelo IPMN afirmou conhecer muito bem o candidato, 28% conhece pouco, mas a maioria informou nunca ter ouvido falar em Câmara, somando 60%. Não soube e não respondeu soma 3%. 

Os demais candidatos ao governo, Jair Pedro (PSTU), Miguel Anacleto (PCB), Zé Gomes (PSOL), Pantaleão (PCO) e Zé Miguel (PSOL) estão praticamente empatados quanto ao nível de conhecimento. 2% dos eleitores dizem conhecer muito bem os candidatos, porém mais de 80% dos entrevistados nunca ouviu falar nos respectivos postulantes. 

                                                                    

Apesar dos dados da pesquisa apontarem que grande parte do eleitorado pernambucano não conhece boa parte dos candidatos, o quadro deve mudar com o início do guia eleitoral, que começará a circular nos veículos de comunicação a partir do dia 19 de agosto. De acordo com o cientista político Adriano Oliveira, o número de eleitores indecisos, assim como os votos brancos e nulos, que segundo a pesquisa espontânea deste sábado (2) soma 49% das intenções de voto, pode oscilar entre os candidatos. O cientista ressaltou que o candidato da Frente Popular poderá crescer na disputa após o início do guia.  “Com o início do guia eleitoral a população terá mais familiaridade com os candidatos. O que poderá ajudar ambos (Armando e Paulo) os postulantes ao governo de Pernambuco. Porém Paulo Câmara terá o maior tempo de TV e ele também será apresentado à população. Logo, a expectativa é que ele venha ter um crescimento com o início do guia eleitoral”, ressaltou o cientista. 

LeiaJá Também:

Armando lidera disputa, mas eleição segue indefinida

Ausência de Campos pode influenciar disputa em PE

IPMN: 50% dos eleitores não decidiu o candidato ao Senado

Armando é o mais preparado para governar PE, diz pesquisa

 

COMENTÁRIOS dos leitores