Dilma é a mais preparada para governar, diz eleitor

Presidente lidera os índices de confiança e admiração. Por outro lado, 16% dos entrevistados têm medo que ela seja reeleita

seg, 04/08/2014 - 00:00
Chico Peixoto/LeiaJáImagens/Arquivo Pesquisa também indica que Dilma tem a preferência dos eleitores no Sertão Chico Peixoto/LeiaJáImagens/Arquivo

A presidente e candidata à reeleição Dilma Rousseff (PT) é a mais preparada para comandar o Executivo federal nos próximos quatro anos. É o que aponta o Diagnóstico Eleitoral de Pernambuco, divulgado nesta segunda-feira (4) pelo Instituto de Pesquisa Maurício de Nassau.

Dilma e Eduardo Campos (PSB) são os candidatos mais bem avaliados pelos eleitores. Aécio Neves (PSDB) aparece em terceiro lugar. Entre as pessoas entrevistadas, 39% disseram que a petista é a mais preparada para ser presidente. Outros 29% optaram pelo socialista e 4% indicaram o tucano. Os demais oito candidatos somaram 1%. Do total, 15% disseram que nenhum presidenciável está preparado e 12% não souberam responder.

Dilma também lidera os índices de confiança e admiração dos eleitores pernambucanos, recebendo 37% e 36% das indicações, respectivamente. Novamente, Eduardo aparece em segundo - com 28% da preferência nas duas opções - e Aécio em terceiro - com 4% e 3%, respectivamente.

A pesquisa também indica que Dilma tem a preferência dos eleitores no Sertão, onde os índices de confiança são maiores, passando dos 50%. Na região, os percentuais de Eduardo Campos tiveram queda.

Desconfiança

Apesar de liderar a pesquisa de intenção de voto e os índices de confiança e admiração entre os eleitores, Dilma Rousseff também está no topo da lista quando o quesito é desconfiança. Ao todo, 16% dos entrevistados disseram que têm medo que ela seja reeleita. O ranking segue com Aécio Neves (13%), Eduardo Campos (9%), pastor Everaldo (3) e Zé Maria (2%). Rui Costa Pimenta, Eymael, Mauro Iasi e Levy Fidelix tiveram 1% das indicações cada. Eduardo Jorge e Luciana Genro juntos somaram 1%. Outros 32% disseram não ter medo e 21% não souberam responder.

Essa pesquisa foi registrada na Justiça Federal, sob os números PE-00010/2014 e BR-00260/2014. Foram entrevistadas 2482 pessoas na Região Metropolitana do Recife, na Zona da Mata, no Agreste e no Sertão, entre os dias 28 e 29 de julho. A margem de erro estimada é de dois pontos percentuais.

LeiaJá Também:

Em PE, Dilma recupera eleitorado e Campos apresenta queda

Lula pode desequilibrar e dar vantagem para Dilma

Mesmo com críticas, eleitores aprovam governo Dilma

Eleitor quer solução imediata para a Saúde

Guia eleitoral será assistido por 50% dos pernambucanos

 

Dilma e Campos estão equiparados a nível de conhecimento

COMENTÁRIOS dos leitores