Armando questiona resultado da pesquisa eleitoral

Durante a visita ao Campo do Onze, o petebista se mostra confiante e põe em dúvida resultado da levantamento

por Elaine Ventura seg, 22/09/2014 - 20:33

Após a última pesquisa divulgada pelo Ipespe, que aponta mais um crescimento do candidato da Frente Popular ao governo de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), parece que a campanha do senador Armando Monteiro (PTB), que também postula a vaga no Palácio do Campo das Princesas, começa a perder fôlego. Com a militância aparentemente reduzida, a caminhada do petebista no Campo do Onze, em Santo Amaro, nesta segunda-feira (22), não arrastou multidão, como era de costume. Sem a presença do candidato a vice, Paulo Rubem (PDT), e do postulante  ao Senado, João Paulo (PT), Armando percorreu ruas e vielas da comunidade.  

Era notória a insatisfação da população em relação às condições da localidade. A dona de casa Maria Anunciada fez questão de mostrar ao candidato a situação do esgoto, bem em frente a sua casa. “Na época de eleição é muita visita, promessas, mas depois ninguém faz nada. Ainda não sei em quem vou votar. Eu gostava de Eduardo (Campos), mas isso não é motivo para votar no governador dele”, afirmou a dona de casa. Segundo o candidato, tais problemas demonstram a má administração municipal. “O que se constata aqui é um problema muito sério de falta de urbanização, canais que não foram tratados e recuperados. Em suma, encontramos um quadro de abandono, pois aqui está faltando administração municipal”, declarou Armando.

Apesar de apresentar um cenário de indecisão política, os moradores da comunidade do Campo do Onze se mostraram bastante receptivos. De acordo com a estudante Cristiane Francisco de Araújo, ela irá votar nos postulantes da coligação Pernambuco Vai Mais Longe, mas repudia o governo Dilma. “Meu voto é em Armando e João Paulo, porque tenho esperança que eles possam mudar o Recife. Mas em Dilma não voto de jeito nenhum, nem que me paguem”, concluiu a estudante. 

Pesquisa e Reforço da oposição

As últimas pesquisas eleitorais têm apresentado crescimento do postulante da Frente Popular na disputa pelo governo do estado. Mas isso não é motivo para desanimar o candidato Armando Monteiro, que acredita que a campanha está indo muito bem. Ele também questionou a veracidade de um dos dados apresentados na pesquisa do Ipespe e ressaltou que sua campanha não utiliza pesquisa como base, mas o lastro político e receptividade do povo como referência. "Eu não discuto pesquisas, até porque ainda irão sair muitas pesquisas essa semana, onde a gente vai poder aferir os resultados. Agora há um dado estranho na pesquisa, o fato de que a redução do percentual de indecisos, comparado com a pesquisa anterior, indica que todos os indecisos migraram para Paulo. Todos... É uma coisa estranha. Então vamos aguardar com tranquilidade, a nossa campanha não se pauta em pesquisas do momento, mas nas condições políticas, no clima da campanha, que ao final é o que vai determinar o resultado”, pontuou o petebista. 

Nesta segunda-feira, a viúva do ex-governador de Pernambuco, Renata Campos, faz sua primeira aparição no guia de Paulo Câmara. O que pode reforçar o discurso e imagem do candidato, pois os pernambucanos ainda se solidarizam com o trágico acidente que vitimou Eduardo Campos. Mas Armando Monteiro preferiu não se estender sobre o assunto, apenas afirmou que não pode avaliar a estratégia utilizada pelo adversário. “Eu não posso avaliar isso. A população é quem deve avaliar o que verdadeiramente está em jogo,  do que é uma justa homenagem a família do governador, pois são coisas diferentes”, cravou Armando.

Sem apresentar detalhes, o candidato deixou escapar que sua candidatura se cercará de novidades e algumas delas já se tornarão públicas nas próximas horas.  

COMENTÁRIOS dos leitores